Nova Política de Promoção da Saúde é apresentada a municípios prioritários Municípios
Técnicos de 27 municípios alagoanos prioritários participaram, no auditório da Gerência de Atenção Primária, em Maceió, de uma oficina promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante a ação, foi apresentada a portaria 2.446, que redefiniu a Política de Promoção da Saúde.
Também na oficina foi explicado aos coordenadores municipais que a Promoção da Saúde não foi extinta, mas incorporada a uma Supervisão da Gerência de Atenção Primária. “Aproveitamos o momento para falar das ações que serão realizadas e mostrar as diretrizes da portaria 2.446, que redefiniu a Política de Promoção da Saúde” frisou Malu Albuquerque, supervisora de Educação e Promoção da Saúde.
Segundo Malu Albuquerque, a nova Política de Promoção da Saúde tem um novo olhar para a integralização, empoderamento da população e mudanças de hábitos. “São com estas vertentes que estamos trabalhando a Supervisão de Atenção à Saúde e prestando assistência técnica aos municípios”, explicou Malu Albuquerque.
Entre os municípios que participaram da oficina estão Cacimbinhas, Jequiá da Praia, São José da Tapera, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Branquinha, Campo Alegre, Messias, Igreja Nova, Murici, Igaci, Maceió, Paulo Jacinto, Chã Preta, Pilar, Belo Monte, Pindoba, Paripueira, Flexeiras, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro e Traipu.
Promoção da Saúde – A Promoção da Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas para evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças. Além disso, ela também incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da Atenção Primária ou ações da medicina preventiva, que identificam precocemente o dano.