ONU-Habitat abre chamada para a escolha da cidade-sede do 12º Fórum Urbano Mundial Municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que as cidades brasileiras que tiverem interesse em sediar a 12º Fórum Urbano Mundial têm até o dia 31 de agosto para encaminhar a comunicação oficial de interesse via e-mail unhabitat-wuf12bid@un.org. O resultado da cidade selecionada para sediar o Fórum será divulgado em outubro de 2021. As informações sobre os procedimentos da candidatura já estão disponíveis e a 12.º edição do evento está prevista para ser realizada em 2024.
O objetivo do Fórum é promover um debate de alto nível com governos locais, nacionais e regionais, organizações não governamentais, sociedade civil e o setor privado. A temática abordada tratará dos desafios e soluções para o desenvolvimento urbano inclusivo para as cidades e os assentamentos humanos de forma a fortalecer os mecanismos de planejamento, gestão e financiamento. Com isso, permitir a ampliação de soluções inovadoras no campo do desenvolvimento urbano, considerando as diretrizes expressas na Nova Agenda Urbana e na Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM reforça que o Fórum Urbano Mundial é o principal evento de debate das questões urbanas no mundo, sendo organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) a cada dois anos.
Outras edições
Na edição deste ano, o encontro foi promovido na região do Oriente Médio, realizado em fevereiro na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Pela primeira vez na localidade, foi uma oportunidade para rever a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU). Ao final do encontro diversos segmentos firmaram diretrizes para avançarem na implementação da Nova Agenda por meio da Declaração da 10ª edição do Fórum.
A 11ª edição será realizada em 2022, na cidade de Katowice, Polônia, em data a ser definida. Na oportunidade serão debatidas as soluções para o fortalecimento das cidades no pós pandemia. Vale destacar, que a Onu-Habitat tem desenvolvido importantes ações para auxiliar as cidades no enfrentamento da pandemia.
ASCOM CNM