Parceria do ONU-Habitat com a ABC expande Circuito Urbano para América Latina e África lusófona Municípios
Parceria do ONU-Habitat com a ABC expande Circuito Urbano para América Latina e África lusófona
Junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Circuito Urbano terá edição bilíngue, apoiando eventos em português e espanhol sob o tema “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”. Inscrições de eventos estão abertas até 31 de agosto.
Legenda: Circuito Urbano 2023 traz como novidade a possibilidade de eventos em português e espanhol, convidando para o debate países da América Latina e da África Lusófona. Expansão faz parte de parceria inédita com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Imagem: Camila Nogueira/ONU-Habitat Brasil
Após cinco edições que somam mais de 750 eventos apoiados, o Circuito Urbano 2023 abre suas inscrições com possibilidade inédita que expande a iniciativa para novos países e idiomas. Criado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil com o objetivo de promover o Outubro Urbano — mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades –, a iniciativa promove, neste ano, eventos com o tema “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”. Isso foi possível graças à parceria do ONU-Habitat com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE).
Para expandir a discussão sobre a cooperação no Sul Global, o Brasil convida Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da América Latina para se juntar ao debate, tornando esta a primeira edição em que o Circuito Urbano promove eventos em português e espanhol. Serão aceitos eventos presenciais, virtuais ou híbridos, inscritos por pessoas físicas ou por instituições. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto pelo site da iniciativa (http://www.circuitourbano.org/).
Para a oficinal nacional do ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti Moraes, a parceria com a ABC potencializa a conexão existente entre o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). “Os ODS só podem ser alcançados com parcerias e cooperação globais fortes. O Circuito Urbano 2023 constitui uma oportunidade inédita para realizar eventos sobre experiências de cooperação no Sul Global, criando trocas e potencializando a oportunidade de novas iniciativas entre instituições brasileiras e estrangeiras – o que ganha ainda mais força com o apoio da ABC”.
De acordo com Cecília Malaguti, responsável pela cooperação Sul-Sul trilateral com Organismos Internacionais da ABC, “a cooperação técnica entre os países do Sul Global é uma ferramenta poderosa para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e de cidades resilientes. A cooperação Sul-Sul possibilita o compartilhamento de boas práticas, soluções inovadoras e conhecimento técnico entre países que enfrentam desafios comuns para o alcance das metas da Agenda 2030”.
Outra novidade é que, a partir deste ano, o Circuito Urbano será bianual. Por isso, a próxima edição será realizada somente em 2025.
Investindo em futuros urbanos – O tema desta edição parte da premissa de que, para alcançar o desenvolvimento urbano sustentável, é fundamental explorar caminhos para ampliar o acesso de governos locais a formas de financiamento que viabilizem políticas públicas a partir de ferramentas que estimulem a diversificação econômica, a descentralização fiscal e o reconhecimento do papel do setor informal, na economia, como contribuinte legítimo.
Para abarcar toda essa discussão, os eventos serão divididos entre quatro linhas temáticas: 1) Planejamento urbano integrado; 2) Financiamento e investimento; 3) Inclusão social e econômica; e 4) Economia circular.
O período de inscrições de eventos é do dia 14 a 31 de agosto, e a divulgação dos selecionados será até 22 de setembro. O Circuito Urbano 2023 será realizado de 2 a 31 de outubro.
Circuito Urbano – O Circuito Urbano é a principal iniciativa do ONU-Habitat Brasil para promover o “Outubro Urbano”, mês dedicado a debater como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. O período se inicia oficialmente com o Dia Mundial do Habitat (neste ano, em 2 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).
A iniciativa promove a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 11, que visa “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Busca, ainda, debater os princípios da “Nova Agenda Urbana”, responsável por definir novos padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável e contribuir para repensar como são planejadas, gerenciadas e vivenciadas as cidades.
Em cinco edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 750 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano. Em 2022, os eventos reuniram 25 mil visualizações e cerca de 13 mil espectadores. Foram 183 eventos com 212 pessoas atuando como moderadoras e 815 como panelistas. Os eventos engajaram cerca de mil pessoas nos debates. Saiba mais e se inscreva para o Circuito Urbano 2023 aqui: http://www.circuitourbano.org/.
Aléxia Saraiva
Analista de Comunicação • Communications Analyst