Planejamento conclui treinamento com municípios alagoanos Municípios
O desenvolvimento de um Estado depende do avanço de suas menores partes, e isto perpassa pela capacidade que os municípios têm de se planejarem. Neste pensamento, o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), encontra na proximidade com prefeitos e servidores municipais, o caminho para disseminar técnicas e conhecimentos que permitam a melhor estruturação e planejamento das peças orçamentárias no interior do Estado.
Legitimando essa proximidade, nesta quinta-feira (07), a Seplag em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), concluiu o primeiro treinamento com prefeitos e seus representante sobre elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de Planos Plurianuais, bem como orçamentos com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo Gustav Mendes, gerente de estudos e projetos da Superintendência de Orçamento Público da Seplag, a parceria abre uma série de diálogos que trazem ganhos para Estado e unidades municipais.
“Ao prepararmos o curso, fomos levados a adaptar a sistemática de Estado e desenvolvermos uma metodologia em nível de município. Durante o processo, já pudemos adentrar a realidade deles e expandir as aplicações do que conhecemos em outras conjunturas”, pontua Gustav.
Troca mútua
Para Jandson Pedro, representante do município de Atalaia, o treinamento é uma boa maneira de provocar a troca mútua de experiências.
“Os instrutores da Seplag transmitiram o conteúdo com facilidade. Percebemos a importância de tudo o que eles conhecem e sabem para auxiliar o nosso trabalho. Diante dos problemas que nós apresentamos eles visualizaram novas formas de lidar com situações, inéditas para eles, e adequaram seus conhecimentos a nossa realidade municipal”, ressaltou Jandson.
Christian Teixeira, titular da pasta, garante que esse é só o início de uma série de orientações sobre o orçamento e planejamento dos municípios. “Habilitando os municípios alagoanos para a escolha de prioridades e metas em suas ferramentas de gestão e legislação orçamentária, estamos preparando o caminho com destino a uma nova Alagoas”, assegurou Teixeira.
ASCOM SEPLAG