Portal da Transparência da Prefeitura de Atalaia se destaca entre as cidades alagoanas Atalaia
Entre os dias 11 de abril e 27 de maio, o Ministério Público Federal fez uma nova avaliação nacional, para se certificar do nível de transparência de estados e municípios brasileiros. Durante o período, foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. De acordo com o resultado, publicado pelo próprio MPF, o Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.
Nesta avaliação, o portal da transparência da Prefeitura de Atalaia obteve a nota 5,3 em uma escala de 0 a 10. Já na classificação que leva em conta a avaliação de todos os portais dos 102 municípios alagoanos, a cidade ocupou a posição de número 20 no ranking. Vale ressaltar, que ao assumir a gestão em setembro de 2014, além dos problemas administrativos e financeiros que o prefeito Zé do Pedrinho herdou, naquela ocasião, a Controladoria-Geral da União (CGU) já havia avaliado o município com nota zero.
“Quando assumimos o mandato, demoramos alguns meses para nos inteirar das inúmeras dificuldades que a gestão atravessava. Na época, constatamos a ausência de 2/3 (dois terços) dos computadores e documentos arquivados e pertencentes ao município”, explica o prefeito. O gestor ainda relata que a inexistência de documentos administrativos na sede da prefeitura que indicavam a real situação dos procedimentos licitatórios, das obrigações fiscais e previdenciárias, além de atos administrativos praticados pela administração anterior, dificultou o cumprimento da Lei de Acesso à informação.
“Pegar o município com nota zero da CGU e atualmente, figurar entre os 20 melhores do Estado na avaliação do Ministério Público Federal, mostra que apesar das dificuldades, nosso governo está no caminho certo da transparência e legitimidade nos dados da administração municipal. É um compromisso e uma obrigação da nossa gestão para com o povo atalaiense”, concluiu Zé do Pedrinho.
O resultado completo pode ser visto aqui: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-2a-avaliacao-al.pdf