Porto de Pedras avança com plano diretor ouvindo comunidade Municípios
Porto de Pedras avança com plano diretor ouvindo comunidade
Com foco no ordenamento e desenvolvimento territorial, o Governo de Alagoas, através da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), está investindo na elaboração de planos diretores das principais cidades turísticas do estado. Porto de Pedras é uma das primeiras cidades a iniciar a execução. Localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, o plano está tendo a participação direta da comunidade através de audiências públicas.
Antes de iniciar o Plano Diretor, o município concluiu um plano de Ordenamento , que também teve a participação de todos os setores da comunidade e foi um grande avanço na região. Esse instrumento de planeamento territorial, é o norte para a política municipal de gestão , com vista à utilização sustentável dos recursos. Executado com recursos próprios, o plano de ordenamento já foi entregue a câmara de Vereadores, a quem cabe votar e regular tornando-o lei. Com isso, o plano diretor pode incluir os elementos já detectados e avançar para outras fases.
O planejamento territorial define o melhor modo de ocupar uma região, prevendo os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço, convertendo os espaços da cidade em benefício para todos, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.
Em Porto de Pedras todo o trabalho técnico está sendo desenvolvido pela empresa vencedora do processo licitatório, a Vinícius Ribeiro Arquitetura que vem avançando nas etapas previstas no processo. O núcleo participativo conta com representantes do poder público municipal , entidades de classe e a comunidade.
Para o prefeito Henrique Vilela é importante e necessário criar paradigmas a serem seguidos para que a cidade continue a crescer, mas de forma ordenada, respeitando as características locais. “Somos uma cidade turística, mas de base comunitária, e manter o crescimento sustentável é a nossa meta, dando oportunidade aos investidores de integrar nosso paraíso com segurança e respeitando o meio ambiente,” finalizou Vilela.