Porto de Pedras recebe ações de prevenção contra violência infantil Municípios
A campanha “Violência Não é Nossa Praia”, idealizada por diversos órgãos do Governo de Alagoas com o objetivo de prevenir e identificar casos de violência contra mulheres e crianças, foi apresentada a comunidade de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas.
A ação ocorreu com a blitz educativa promovida pela Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e teve apoio da prefeitura de Porto de Pedras através da secretaria de Educação.
Através de apresentações, distribuição de panfletos e muitas brincadeiras , a abordagem sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes foi um sucesso.
“Temos apoiado e também desenvolvido ações semelhantes porque entendemos como é importante essa abordagem, principalmente em uma cidade turística que recebe um grande publico de diferentes segmentos.”, disse o prefeito Henrique Vilela, que participou das atividades.
“A campanha integra vários órgãos para levar esclarecimentos à população acerca da importância de buscar ajuda e denunciar o agressor e a necessidade de um acolhimento humanizado”, explicou Thaylise.
A escolha do Litoral Norte se deu em razão do local ser uma rota ecológica com fluxo intenso de pessoas neste período do ano.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, as ações de prevenção são de grande importância para alertar à população e também para informá-las quais locais onde procurar atendimento em casos de violência. “A união das secretarias é um fortalecimento da rede para que a gente consiga informar e acolher. A RAV tem um papel fundamental de identificação e acolhimento das vítimas, mas tem, sobretudo a capacidade de prevenir, e é isso que esta ação representa, principalmente neste período carnavalesco”, destacou o gestor da pasta.
A campanha Violência Não é Nossa Praia conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Alagoas) e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher (CHEPSM).