Prefeita Juliana Almeida representa a AMA na reunião sobre mulheres municipalistas Municípios
A prefeita Juliana Almeida participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira, dia 12, representando a Associação dos Municípios Alagoanos no planejamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).
Durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, as mulheres municipalistas de todo o país vão ter um espaço dedicado a elas. Com programação extensa entre os dias 8 e 11 de abril, a Marcha vai trazer, para a programação principal, plenária que deve tratar da mulher na política.
O temário ocorre no dia 10 de abril às 11h30. As fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas, Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, gravaram vídeo, em que convocam todas as mulheres a participarem deste importante evento. “Eu preciso que estejam conosco para trazer toda riqueza da cultura e história para esta Marcha”, reforçou Dalva Christofoletti ao fazer o convite.
As inscrições podem ser feitas através do site da Marcha. A CNM reforça a importância de os gestores municipais garantirem a inscrição o quanto antes, já que, este ano, a edição da Marcha acontece mais cedo, em abril e não em maio.
Também no site, os interessados podem conferir a programação completa deste que é o maior evento municipalista do mundo, além de outras notícias.
Mulheres Municipalistas são recebidas pela 1ª secretária da Câmara dos Deputados
Representantes do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) foram recebidas nesta terça-feira, 12 de fevereiro, pela deputada federal e 1ª secretária da Câmara dos Deputados,Soraya Santos (PR-RJ). O grupo foi liderado pelas idealizadoras do MMM, Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, que enalteceram o trabalho da parlamentar.
“Gostaríamos de parabeniza-la pelo cargo que ocupa, também nesta Casa, como 1ª secretária da Câmara dos Deputados, sendo a primeira mulher a ocupar este importante cargo”, reforçou Tânia Ziulkoski. Em seguida, a parlamentar lembrou a trajetória até ser escolhida para ocupar o cargo na Mesa Diretora e ressaltou a importância de ocupar a cadeira. “Minha passagem por aqui tem que abrir caminho para outras mulheres”, completou a deputada.
Num bate-papo descontraído, as líderes do Movimento Mulheres Municipalistas aproveitaram a oportunidade para convidar a deputada para dois importantes eventos. “O primeiro é o café da manhã que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai promover com parlamentares. Sua presença é muito importante”, disse Dalva Chistofoletti.
Em seguida, o grupo de mulheres reforçou o convite para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “Será a primeira vez que teremos um painel do MMM na plenária principal e sua presença se faz fundamental”, completou Tânia Ziulkoski.
Soraya Campos confirmou presença no café da manhã, que acontece nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, na sede da CNM. A resposta positiva também se deu com relação ao convite para a Marcha. “Eu vou para a marcha sim. Eu vi nascer a Marcha. Estarei junto com vocês no que eu puder fazer”, finalizou a parlamentar.
O grupo do MMM contou com a presença de líderes de diversos Estados e Municípios: as representantes estaduais: Juliana Almeida (AL); Selma Bastos (GO); Lucineide Parizi (TO); Débora Almeida (PE); Daniela de Cássia (SP); Marlylda Barbuda (BA); Iraci Baltar (ES); Socorro Neri (AC) e Maria da Graça (PA).
Reunião MMM
Antes de ir ao Congresso Nacional, as líderes do Movimento Mulheres Municipalistas estiveram reunidas na sede da CNM. Na oportunidade traçaram estratégias para o semestre do MMM.
Por: Lívia Villela
Fotos: Agência CNM de Notícias
Museu
O tema do museu municipalista desta edição vai trazer uma homenagem aos 90 anos de liderança da mulher na política, já que, em 2018, foi comemorado nove décadas da primeira mulher prefeita no Brasil. O museu também tem como objetivo contar a história do protagonismo da mulher brasileira na política quando se faz um recorte América Latina.
Confira o vídeo das fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas: