Prefeito Empreendedor reconhece empreendedorismo de gestores Municípios
Seis prefeitos que apostaram em iniciativas inovadoras e no desenvolvimento dos seus municípios através de Micro e Pequenas Empresas receberam hoje, do Sebrae, a premiação na 9ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, edição 2015/2016. Foram 40 projetos inscritos, de 31 municípios.
Na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral, o vencedor foi o prefeito de Marechal Deodoro, Christiano Mateus. O segundo prêmio, categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, foi para o prefeito de Capela Luiz Eustáquio Moreira. Na terceira categoria, Desburocratização e Formalização, o vencedor foi Jorge Silva Dantas, prefeito de Pão de Açúcar. Categoria Pequenos Negócios no Campo, foi para o prefeito de Messias, Jarbas Maya de Omena. A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, foi a vencedora na categoria Inovação e Sustentabilidade. O grande prêmio, melhor projeto, que se destaca por atender a todos os critérios previstos no regulamento e avalia o conjunto das ações ficou com o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão.
Os projetos vencedores foram avaliados pela comissão julgadora formada por Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas, e membros de instituições parceiras do Sebrae, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Maceió), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todos da etapa estadual estarão participando automaticamente das etapas de Pré-Seleção Nacional e Julgamento Nacional.
Criado em 2001, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios.
Todos os vencedores foram unânimes ao dizer que acreditam no fortalecimento das pequenas e micro empresas e que vão continuar incentivando o empreendedorismo e as iniciativas pioneiras em suas cidades. O prefeito Marcelo Beltrão, que é também presidente da AMA, sugeriu que cada município vencedor apresente suas boas práticas aos prefeitos eleitos em outubro, para que os próximos gestores sejam multiplicadores dessas iniciativas.