Prefeito Klever Loureiro reforça que Japaratinga está sob controle após avanço do Covid-19 em todo estado
Japaratinga irá reforçar a rede de assistência médica para atendimento às pessoas com sintomas respiratórios e que apresentem histórico de contato próximo com suspeitos nos últimos 14 dias. Em Alagoas, o Boletim Epidemiológico revela que o número de casos confirmados com coronavírus, até segunda (27), subiu para 643 e o número de óbitos é de 34 pessoas. A Prefeitura reforça que a situação do município está sob controle após a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e medidas de contingência. Para suporte ao paciente, o Ministério da Saúde (MS) forneceu mais de 30 testes rápidos para o diagnóstico por Covid-19.
“Temos um cenário que nos dá tranquilidade para preparar mais iniciativas na proteção do nosso cidadão. Desde janeiro, a prefeitura acompanha o avanço da pandemia por todo mundo e, nesse período, começamos a adotar estratégias com ajuda dos protocolos. Já conversamos com vários segmentos para que as medidas sejam tomadas e que não tenhamos nenhuma morte em nosso município”, disse Klever Júnior Loureiro, prefeito de Japaratinga, que anunciou a aquisição de mais equipamentos até acabar a pandemia.
Com outros municípios de atenção básica, Japaratinga não possui leitos disponíveis para o atendimento de casos suspeitos, mas, a SMS organizou a logística para encaminhar os pacientes aos municípios de referência, como Maragogi, Porto Calvo e Maceió. O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado em 451 regiões de saúde, que têm cidades de referência para garantir agilidade nas consultas. “Cada município terá a ajuda do governo para conter o surto de contaminação pelo novo coronavírus. Não sabemos ainda como irá funcionar o fluxograma. Até o momento, Japaratinga apenas notifica, monitora e repassa os pacientes para os municípios com Pronto Atendimento”, explica Antônio Joaquim, secretário de Saúde.
Desde março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou o plano de contingência para capacitação de profissionais de saúde, medidas de vigilância, prevenção e assistência. A orientação é para que “os casos suspeitos estáveis sejam mantidos em isolamento no serviço de saúde ou domicílio. Já os casos com evoluções mais graves devem ser encaminhados aos hospitais de referência”. Caso o paciente opte por particulares, cada coordenação tem a responsabilidade para entrar em contato com a prefeitura sobre o assunto.
Ainda não há teste disponível para toda população. “Estamos aguardando uma resposta do Ministério da Saúde para conseguir dar conta de 10 mil habitantes”, disse Joaquim. A prefeitura informa ainda que os projetos de conscientização para higiene pessoal e isolamento social serão apenas por rede social. “Estamos usando a tecnologia ao nosso favor para compartilhar os projetos de saúde para evitar o contágio por superfícies, como panfletos. A Secretária pede para que os populares sempre divulguem no Instagram.
Assessoria de Comunicação de Japaratinga