Prefeitura de Traipu realiza encenação da Paixão de Cristo nos dias 03, 05 e 07 de abril Municípios
A Prefeitura de Traipu promove nos dias 03, 05 e 07 de abril, a tradicional encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo, exibido de forma gratuita, será apresentado em três dias, em cenários e locais distintos, mas seguindo um roteiro sequencial.
Segundo o diretor geral do espetáculo, o vereador Manoel Novais, a decisão de apresentar o espetáculo é devido ao roteiro a ser seguido e porque a cidade, que é religiosa, se prepara e entra no clima da Semana Santa. “Então, a gente preenche toda a Semana Santa com os atos da Paixão, para reviver justamente as passagens de Jesus”, completou Novais.
A primeira apresentação, na segunda-feira (3), será na orla da cidade, às margens do Rio São Francisco. Serão encenadas: o Anúncio do Profeta, o Batismo de Jesus Cristo, o Sermão da Montanha, a Tentação no Deserto, o Encontro com a Samaritana, o Jovem Endemoniado, a Cura da Mulher Hemorrágica e a Ressurreição de Lázaro.
Na quarta-feira (5), a peça mostrará a Entrada de Jesus em Jerusalém, o Encontro de Jesus com Doutores no Templo, a Santa Ceia, a Prisão de Jesus Cristo no Getsemani e a Morte e arrependimento de Judas.
No último dia de espetáculo, na sexta-feira (7), serão encenadas: a Apresentação de Jesus a Herodes, Apresentação de Jesus no Pretório de Pilatos, Julgamento de Jesus, o Caminho do Calvário, Encontro com Maria, a Crucificação, a Ressurreição e a Ascensão de Jesus ao Céu.
“A escolha dos cenários se deu pela geografia do terreno, que é apropriado, onde existem pedras. No Portal da cidade, serão apresentadas as cenas que vão desde a Chegada de Jerusalém até a Ascensão ao Céu. Já na Orla do São Francisco serão encenadas as cenas do Batismo de Jesus. O Rio São Francisco irá simbolizar o Rio Jordão. A escolha dos cenários é apropriada para que as cenas remetam à época”, explicou o diretor geral do espetáculo.
A produção dos cenários e direção teatral são do diretor de teatro e artesão, Alberto do Carmo, que é natural de Maceió e já dirigiu espetáculos em outras cidades do Agreste de Alagoas, como Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Juntos, elenco e direção tem aproximadamente 70 pessoas.” Temos diretor de cenografia, maquiagem, apetrechos e direção geral, esclarece Novais.
A Paixão de Cristo é encenada em Traipu desde 1999. Este ano, Jesus será interpretado pelo ator Karlendro Luiz; Alessandra Matos fará Maria; Genilda Teixeira interpretará Madalena; Ibson Cavalcante fará Judas; Hernandes Melo será Pilatos; e Fernando Vieira interpretará Herodes.
De acordo com Manoel Novais, a expectativa de público chegue a até duas mil pessoas, por dia de espetáculo.
“A expectativa da organização e do grupo que dirige o espetáculo é levar ao público os ensinamentos, mensagens e informações acerca do Salvador do Mundo. É evangelizar através da arte”, pontuou o diretor geral da peça.
A Paixão de Cristo em Traipu é organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Ó com patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal
“A Prefeitura abraçou o projeto e abriu as portas. Ela patrocina, realiza, apoia, como Cultura da nossa cidade, como evento do calendário cultural e do turismo religioso. A organização é da Equipe de Liturgia, com o apoio da Câmara de Vereadores e da comunidade em geral”, concluiu Manoel Novais.