Prefeitura garante mais uma compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar Municípios
Durante a manhã, a distribuição foi realizada na Escola Municipal Eleuza Galvão (sede e extensão), e Escola Municipal Altina Ribeiro, ambas no Centro Histórico.
Texto: Antônio Carlos Souto
A Prefeitura de Marechal Deodoro realizou mais uma distribuição de alimentos comprados da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar, nesta terça-feira (02). Durante a manhã, a distribuição foi realizada na Escola Municipal Eleuza Galvão (sede e extensão), e Escola Municipal Altina Ribeiro, ambas no Centro Histórico.
Nesta leva, o município comprou 1 tonelada de macaxeira; 500 kg de abóbora e batata doce cada; 250 kg de inhame; 1 tonelada de cenoura; 100 kg de pimentão e mais de 1 mil dúzias de banana. Todas as unidades escolares municipais recebem quinzenalmente os alimentos.
Além de garantir um cardápio saudável e a alimentação de jovens e crianças da rede pública municipal de ensino, a iniciativa garante o sustento e a renda das famílias que sobrevivem da agricultura familiar. A primeira compra realizada aos agricultores foi realizada no final de 2018, e de lá para cá, vem sendo mais um subsídio de incentivo a agricultura deodorense.
O município também arrendou mais de 50 hectares para que os agricultores deodorenses pudessem produzir e cultivar os alimentos. Nesse espaço estão sendo sublocados 150 agricultores.
De acordo com o agricultor deodorense, Robson Silva, esta é a primeira gestão que investe na agricultura familiar.
“Mais uma vez estamos fazendo a entrega da merenda escolar de frutas e legumes produzidas pelos agricultores rurais. Uma parceria feita com a prefeitura de Marechal Deodoro, com o prefeito Cacau. Antes não existia. Essa gestão agora olhou para o agricultor familiar e estamos aqui”, afirmou.