Presidente da AMA acompanha governador na “Rota dos 200 anos” Municípios
Em comemoração aos 200 anos de Alagoas, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, está acompanhando o governador Renan Filho e sua comitiva na “Rota dos 200 anos”, que vai percorrer diversos municípios alagoanos.
A viagem iniciou pelas águas do São Francisco, na manhã desta quinta-feira (14) em Piranhas, a 283 km de Maceió. Para o Hugo Wanderley, o ato do governador enaltece as cidades ribeirinhas e mostra que Alagoas está no caminho do desenvolvimento.
“Em 200 anos, nossos municípios evoluíram muito. Hoje acompanham a nova fase de progresso e desenvolvimento que Alagoas vive. Em nossas cidades, alagoanos ilustres nasceram e marcaram a história, a economia e a cultura do país. O tempo é de construção, de bater no peito e se orgulhar de nossas belezas, de nosso povo maravilhoso e acreditar em um futuro de paz e prosperidade”, afirmou o presidente da AMA.
À margem do “Rio da Integração Nacional”, o governador Renan Filho afirmou que é necessário um esforço conjunto no sentido de revitalizar o Velho Chico. Ele alertou que a vazão do Rio encontra-se em seu menor patamar histórico, abaixo de 600 metros cúbicos por segundo.
“Nas comemorações dos 200 anos de Alagoas, no Bicentenário, vamos iniciar uma descida do São Francisco para todos juntos, membros do Governo do Estado, sociedade civil organizada, as cidades ribeirinhas, promovermos uma defesa da revitalização do Rio, tão importante ambientalmente, economicamente e socialmente para o Nordeste e para o Brasil”, declarou Renan Filho.
Nesta sexta-feira (15), no 2º dia de viagem, ao passar por Porto Real do Colégio, o governador anunciou, por meio de decreto, que vai criar um Grupo de Trabalho (GT) em prol do Rio São Francisco.
“Vamos construir um Grupo de Trabalho para buscar alternativas de sobrevivência para o Rio São Francisco, aumentando sua vazão, seu fortalecimento ecológico e econômico, que equilibra socialmente as cidades”, declarou Renan Filho, ao lado do prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Enio Borges, o “Aldo Popular”.
Em Traipu, o prefeito do município, Eduardo Tavares, afirmou que o ato em defesa do São Francisco, encabeçado por Renan Filho, é a maior e mais importante iniciativa dos últimos 100 anos.
“É um ato que tem uma simbologia enorme. O Rio São Francisco, que é um dos maiores patrimônios do Brasil, literalmente está morrendo. Sua vazão caiu dos seus 2.850 metros cúbicos por segundo para míseros 500 metros cúbicos por segundo, ou seja, ele está no seu estado mortal. Ao dar esse grito de alerta, Renan Filho congrega os governadores do Nordeste e demonstra que está preocupado com 35 milhões de habitantes que moram no entorno da bacia do São Francisco. Esse grito vai fazer com que as autoridades acordem e vejam que é preciso salvá-lo”, declarou Eduardo Tavares.
Renan Filho se reúne, nesta sexta-feira, com o governador de Sergipe, Jackson Barreto. O ato em defesa do São Francisco acontece na Casa de Aposentadoria, no Centro histórico de Penedo. Os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e da Bahia, Rui Costa, foram convidados, mas por conta de uma questão de agenda não comparecerão. Entretanto, por telefone, eles reafirmaram o apoio à iniciativa proposta por Renan Filho em defesa da revitalização do Velho Chico.
A viagem pelo São Francisco acontece por meio de catamarãs e percorrerá cerca de 100 quilômetros até Penedo. Acompanham a caravana secretários estaduais, prefeitos das cidades ribeirinhas, representantes da sociedade civil organizada, dentre outras autoridades.
“É uma satisfação muito grande receber o governador e toda a sua comitiva. Piranhas faz parte desses 200 anos de Alagoas, com suas belezas naturais, sua história e o Rio São Francisco, que precisa ser preservado e revitalizado”, disse a prefeita de Piranhas, Maristela Sena.
Também participam da viagem os secretários, deputados, prefeitos e diversas autoridades.
Informações Secom-AL