Presidente da AMA destaca papel das controladorias em evento Municípios
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos Hugo Wanderley disse hoje, durante a abertura do Encontro da rede de controladorias e ouvidorias de Alagoas que a AMA está atenta e orientado aos associados sobre as boas práticas de gestão e a importância do incentivo as ferramentas de controle. Destacou que a sociedade tem se mostrado cada vez mais participativa e atuante, e cabe integrar o poder público a essa participação para promover mecanismos que ofereçam transparência e melhoria dos serviços públicos prestados.
Além de ouvi-la é também importante que ela ouça e ajude a defender os municípios, cada dia mais penalizados com a sobrecarga de atribuições impostas, acrescentou Wanderley concluindo na sua fala que a Entidade é parceira porque entende a importância das controladorias, das ouvidorias e de todas as formas de acesso a informação.
O Seminário sobre Transparência e Controle Social, V Encontro da Rede de Controladorias do Estado de Alagoas e o 2 º Encontro da Rede de Ouvidorias de Alagoas acontece durante esta quinta feira e é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e da Controladoria Geral do Estado de Alagoas ,com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e da Academia Alagoana de Ciências Contábeis (Alacicon).
Durante o evento o prefeito de Olho d’Água das Flores, Carlos André dos Anjos assinou, de forma simbólica, a adesão ao Profort, que o programa de fortalecimento das ouvidorias em Alagoas. Além dele, os prefeitos de Monteirópolis, São José da Tapera, Poço das Trincheiras e Santana do Mundaú participaram do Encontro.
A Rede Nacional de Cidadania Fiscal tem o objetivo de estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OS) nos seus municípios, além de orientar os cidadãos sobre como fiscalizar as compras nos municípios.