Presidente da AMA reforça importância na criação de novos hospitais Municípios
Presente no lançamento do Programa Ponte, na manhã desta quarta-feira (07), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) Hugo Wanderley parabenizou o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira pelos investimentos na pasta, que beneficiam as cidades do Estado.
O programa vai assegurar a criação de mais 127 leitos de retaguarda em hospitais da capital e interior. Com isso, a Rede Pública de Saúde Estadual passará a contar com 301 leitos de apoio para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), uma vez que já existem 174 leitos contratualizados.
Por meio do Programa Ponte, serão criados 12 leitos na Santa Casa de Maceió, 55 no Hospital do Açúcar, oito no Sanatório (8), 20 no Ortopédico, 17 no Médico Cirúrgico e 15 no Carvalho Beltrão. Atualmente, segundo a Superintendência de Regulação e Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já existem 40 leitos contratualizados no Açúcar, 42 no Sanatório, 35 no Nossa Senhora de Fátima, 35 no Médico Cirúrgico, 10 no Dayse Breda e 12 no Hospital Vida.
Com a criação dos leitos de retaguarda, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) alagoanos poderão ser atendidos nas mais diversas especialidades, a exemplo de oncologia clínica, cardiologia, clínica médica, neurologia, ortopedia e vascular. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, o Programa Ponte visa assegurar assistência qualificada a população até que o Hospital Metropolitano, cujas obras estão em ritmo acelerado, seja concluído.
Para Hugo Wanderley, o governador está no caminho certo no investimento de novos hospitais, como o Metropolitano, da Mulher, de Delmiro Gouveia, Porto Calvo para desafogar o HGE e garantir maior rapidez no atendimento à população. Disse ainda que o secretário vem cumprindo com eficiência as metas traçadas pelo governador Renan Filho que, em sua fala, destacou o trabalho que o prefeito vem executando na Associação em defesa dos municípios.
Com informações Agência Alagoas