Presidente do Cosems destaca parceria entre poder público e órgãos de controle Municípios
A palestra magna do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Bruno Dantas, nessa quinta-feira (19) à noite foi um dos pontos altos do Congresso dos Municípios Alagoanos 2023 , promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Evento acontece até hoje (20), no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque- que vai ministrar palestra hoje (20), a partir das 8h30, sobre instrumentos de Gestão: compromisso com o planejamento local – destacou a importância da presença do ministro no Congresso.
“Ele mostrou a relevância da transparência e eficiência da Gestão Pública e que deve ser levada em consideração a parceria entre os poderes e órgãos de controle externo. O municipio precisa ter segurança no que vai fazer e ter abertura para ir ao TCE e TCU e até a Controladoria interna do município para que o trabalho transcorra de forma leve e com responsabilidade”.
Segundo Rodrigo Buarque, o governador Paulo Dantas, presente nesta noite, já sinalizou com o apoio aos municípios, principalmente os de pequeno porte.
“A presença do senador Renan Calheiros, figura ímpar no cenário político nacional, também traz ganhos para o povo, que necessita de política feita com responsabilidade”, reforçou.
Rodrigo enfatizou que sua luta enquanto gestor da Saúde é diária e tem esperança do Brasil e Alagoas terem dias melhores. Ele agradeceu ao presidente da AMA Hugo Wanderley pelo espaço dado ao Cosems-AL na temática Saúde e reafirmou a parceria.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, afirmou que o Cosems-AL é um órgão consolidado com trabalho amplo e forte em prol dos municípios. “Agradeço ao presidente Rodrigo Buarque e todos que fazem o Cosems-AL pela estreita parceria que temos, inclusive trazendo os secretários para discutir Saúde pública, uma vez que tem dúvidas de como serão os encaminhamentos para os próximos anos”.
Hugo disse que é antiga a luta do Cosems-AL e da AMA para resolverem a defasagem dos recursos e da tabela do SUS. “Tenho certeza que vamos continuar unidos com trabalho permanente e regular de capacitação dos secretários e unir forças para chegar às bancadas federais e órgãos estaduais e federais para conseguir os financiamentos necessários”.