Professores de matemática são capacitados com metodologia inédita no Brasil Educação
Lagoa da Canoa é o primeiro município brasileiro a aplicar esse tipo de metodologia entre os docentes da área. A capacitação conta com o total apoio da prefeita Tainá Veiga, da secretária municipal de Educação, Joana Darque, e do coordenador técnico, Geovan Vieira.
Apesar da metodologia estar prevista nos parâmetros curriculares nacionais, ela é pouco conhecida pelos professores brasileiros e busca incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais da área de Matemática, contribuindo para a sua valorização e crescimento profissional.
Com a aplicação desta metodologia, os estudantes tornam-se agentes ativos e críticos na construção do saber, enquanto os professores aprendem como ensinar, transformando o paradigma da dinâmica da sala de aula para promover a participação dos estudantes.
A formação prossegue até o final do ano letivo com um total de 60 horas. A metodologia é repassada pelo coordenador regional da OBMEP em Alagoas, Adelaison Peixoto.
De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a formação visa contribuir para uma mudança de paradigma de ensino expositivo centrado no professor para um ensino ativo centrado no aluno, melhorando assim a aprendizagem.
“O nosso compromisso é desenvolver uma educação com muito mais qualidade, com ações que vão desde a estruturação física até a valorização do servidor, através de ações como essa capacitação dos professores”, frisou a prefeita.