Projeto Soletrando premia estudantes de Traipu Educação
Buscando estimular a leitura e o aprendizado e desenvolvimento educacional, a Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma competição de soletração entre estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental I.
O projeto Soletrando foi idealizado pela coordenadora municipal do ensino fundamental I, Samara Farias Gomes, com o intuito de celebrar os aprendizados dos alunos.
“É uma competição saudável, onde os estudantes percebem suas evoluções durante o ano letivo e aprendem novas palavras”, explicou Samara Gomes.
A 1ª edição do Projeto Soletrando, teve sua segunda etapa realizada no último dia 16 de dezembro, no Centro Multieducacional de Traipu, no Centro da cidade. A primeira foi a etapa seletiva, feita nas escolas, onde os finalistas foram selecionados.
Ao todo, se inscreveram 81 alunos e 79 participaram da competição. A comissão julgadora e a premiação foram escolhidas pela comunidade escolar de cada comunidade.
Integraram a comissão julgadora: a professora e servidora da Secretaria de Educação, Edvan Rocha; o professor de Letras e coordenador de Língua Portuguesa da Semed, Arthur Aurélio; e o professor e coordenador de programas da Semed, Reginaldo Faria.
As palavras a serem soletradas foram escolhidas mediante pesquisa da idealizadora do projeto.
Os alunos vencedores do 4º ano foram:
1º- lugar- Matheus Rodrigues dos Santos – Escola Arthur Olímpio;
2º- lugar- Ana Carolina Silva Santos – Escola Cônego Ribeiro;
3º- lugar Davi Lucas dos Santos – Escola Marcos Antônio dos Santos;
Já os vencedores do 5º ano foram:
1º- lugar- Lorrany dos Santos – Escola José Ângelo Sobrinho
2º- lugar- Nadiny Barbosa dos Anjos – Escola Ilva Ribeiro
3º- lugar- Raquele – Escola Guilherme Palmeira.
A idealizadora do projeto, Samara Gomes falou como ações deste tipo influenciam na Educação e como os resultados podem transformar a vida dos estudantes.
“Quando era criança e estudava na rede municipal aqui de Traipu, estava na 4 série e participei de uma Gincana de Língua Portuguesa, fui vencedora da primeira etapa da minha escola, no Povoado Bom Caradá. Depois, fui selecionada para a grande final, que aconteceu no ginásio de Esportes, no Centro da Cidade. Na época o prefeito era Marcos Santos. Eu não acreditava muito no meu potencial, mas a minha professora acreditava. Ela me inscreveu e eu fui uma das ganhadoras do prêmio, por escrever um texto no gênero carta. Desde esse dia eu comecei a pensar diferente sobre mim e, hoje, sou professora e trabalho na Secretaria do município. Por isso, quero contribuir, para poder retribuir um pouco do muito que aprendi”, relatou a coordenadora.
“Eu acredito que um projeto bem elaborado e bem trabalhado pode mudar a forma como os alunos se enxergam, a forma como aprendem e como evoluem!”, finalizou Samara Gomes.
O secretário de Educação de Traipu, Marcos Cordeiro acompanhou a competição, junto a servidores da pasta, alunos e familiares dos estudantes competidores, cujos vencedores foram contemplados com troféus.