Rogério Teófilo destaca ação de fiscalização para diminuir acidentes com motociclistas em Arapiraca Arapiraca
Às vésperas do Carnaval, o prefeito Rogério Teófilo e a vice-prefeita Fabiana Pessoa conheceram, durante reunião, no final da manhã desta quinta-feira (23), os projetos do Videomonitoramento e do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), na sala de reuniões do Centro Administrativo.
No encontro, além dos representantes da Prefeitura de Arapiraca, estiveram presentes membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da 5ª Gerência Estadual de Educação (5ª Gere), do SEST SENAT, do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), do Corpo de Bombeiros e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA).
Os projetos apresentados ao prefeito visam diminuir acidentes com motocicletas em Alagoas e foram apresentados pelo chefe de Segurança no Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, com a participação de representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade de São Paulo (USP).
Ele participou do encontro com toda a equipe de Educação para o Trânsito, além do doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Andreuccetti, que é pesquisador e estuda a análise de políticas públicas voltadas para motoristas que dirigem sob o efeito de álcool ou drogas. Como também a prevenção de lesões relacionadas ao uso de álcool na América Latina.
Gabriel Andreuccetti apresentou os problemas viários na maior cidade do país e afirmou que a metodologia aplicada em São Paulo para combater acidentes com motociclistas poderá ser aplicada em Alagoas.
Acidentes com motociclistas
Os dados apresentados por Antônio Monteiro referentes a acidentes de trânsito envolvendo motociclistas impressionaram o prefeito Rogério Teófilo.
Em Alagoas foram mais de 270 mortes de motociclistas em 2017 com 10 mil atendimentos nos hospitais com acidentes de motociclistas. No Estado foram realizadas 410 mil indenizações pagas por invalidez.
Antônio Monteiro ressaltou que só de Seguro DPVAT, que é o seguro obrigatório de Dados Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres, 63% do montante arrecadado pelo Estado foi destinado a acidentes com motociclistas.
“Os dados comprovam que o número de acidentes com motos tem crescido em Alagoas, tanto na capital como no interior, e que precisamos intensificar as ações de educação para o trânsito numa parceria do Detran com as SMTTs”, afirmou Antônio Monteiro.
Com a presença do titular da SMTT de Arapiraca, Jodelmir de Souza, o prefeito Rogério Teófilo destacou ações em conjunto com os departamentos de Engenharia de Tráfego, Fiscalização e Educação para o Trânsito.
“Já realizamos em Arapiraca esse tipo de ação, mas tempos que intensificar ainda mais essas atividades e conscientizar os motociclistas para que possamos diminuir esses índices de violência sobre duas rodas no trânsito da cidade”, enfatizou Rogério Teófilo.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da SMTT, em parceria com o Detran já realiza uma ação conjunta de fiscalização, mas a equipe de Educação para o Trânsito de Arapiraca destacou a participação dos condutores de motos no processo de engajamento educativo e de conscientização no uso de motocicletas no trânsito da cidade.
“O motociclista tem que se conscientizar que ele precisa usar o capacete, guiar a moto na faixa central e da direita das vias e respeitar o limite de velocidade. Além desses critérios, não conduzir a moto sob o efeito de álcool, um dos maiores causadores de acidentes de motociclistas”, orientou Carlos Alberto Peixoto da SMTT de Arapiraca.
ASCOM ARAPIRACA