São José da Laje promove Consulta Pública para início do ano letivo com Ensino Híbrido Municípios
A Prefeitura Municipal de São José da Laje/ AL, por meio da Secretaria Municipal da Educação e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde desse município, tem promovido consulta pública, junto com ciclos de discussão formativos com gestores e coordenadores pedagógicos a fim de que todos os agentes possam opinar e se apropriar quanto às discussões voltadas ao ensino híbrido.
No ano de 2020, a Rede Municipal de Ensino, à época da gestão do ex-prefeito Rodrigo Valença, ressignificou o seu conceito de aula em razão do momento pandêmico pelo qual passa o mundo. Em abril desse ano, o munícipio se organizou de modo que os estudantes da Rede pudessem ser atendidos por meio do Ensino Remoto. Para tanto, o Ensino Remoto, que durou de abril a dezembro de 2020, contou com empenho formativo na virtualidade para que docentes e estudantes pudessem utilizar as plataformas e ferramentas de aprendizagem. Além disso, o município empreendeu esforços para o atendimento voltado a atividades fotocopiadas, por meio de varal de atividades, além do Projeto Rádio Escola, que foi considerado modelo em nível estadual nesse formato de ensino. O resultado, considerado positivo, fez com que, em tempos remotos, 87% dos alunos da Rede fossem atendidos.
Para 2021, a prefeita Ângela Vanessa, junto com a Secretária Municipal da Educação, a profa. Glaudes Souza, têm empreendido esforços para a garantia, sobretudo, de que os estudantes campesinos sejam atendidos no modelo híbrido de ensino, isto é, momentos intercalados entre aulas remotas e atendimento semipresencial. Para isso, todas as medidas de biossegurança estão sendo adotadas a partir do resultado de 88% de respostas favoráveis, correspondentes a 2.000 pais respondentes (cerca de 50% da Rede) da consulta pública realizada pela Secretaria.
Segundo a Prefeita Ângela Vanessa, “A comunidade lajense tem se comportado favorável ao retorno gradativo das atividades escolares de forma híbrida. A Prefeitura tem garantido as condições necessárias ao retorno seguro e gradual de nossos estudantes, além dos nossos indicadores locais serem favoráveis à implantação dessa discussão”. Para a Secretária Municipal da Educação, “A Rede, numa articulação coletiva, a partir da escuta à Comunidade e de processos formativos destinados a servidores, tem a consciência do que precisa se ter como garantia ao atendimento de todos, respeitando a saúde física e emocional dos agentes escolares”.
A Rede Municipal, assim, inicia o seu letivo de 2021 em 08 de fevereiro, de forma remota; e em 01 de março, de forma híbrida, intercalando o atendimento aos estudantes entre 30% e 50% para cada uma das turmas nos espaços escolares.
Por SECOM
São José da Laje