Saúde: Teotônio Vilela inicia imunização contra a Covid-19 em crianças do município Municípios
A partir desta quarta-feira (23), a prefeitura de Teotônio Vilela, através da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses de idade com comorbidades. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os pais e responsáveis podem levar seus filhos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para que o imunizante seja aplicado. Inicialmente, o imunizante será destinado apenas para crianças com comorbidades.
O esquema vacinal é feito por 3 doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose, e 56 dias entre a terceira e a segunda dose. Inicialmente as vacinas só estarão disponíveis para bebês com comorbidades. Seguinte ainda orientações do Ministério da Saúde, não há mais recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 6 meses de idade.
Para a vacinação será preciso que os pais das crianças estejam presentes com seus documentos pessoais e de seus dependentes, com a caderneta de vacinação e o cartão SUS.
Caso tenham apresentado sintomas gripais ou de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde ainda alerta que as crianças só deverão ser vacinadas após 4 semanas após a apresentação dos sintomas.
Além da documentação comum, será preciso apresentar a prescrição médica especificando a condição de comorbidade conforme descrição abaixo informada pelo Ministério da Saúde:
– Diabetes Mellitus;
– Doença Pulmonar Crônica;
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
– Insuficiência Cardíaca;
– Cardiopatas;
– Doenças Neurológicas;
– Doença Renal Crônicas;
– Imunocomprometidas;
– Doença Falciforme;
– Obesidade Mórbida;
– Síndrome de Down;
– Cirrose Hepática;
ASCOM TEOTONIO