Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor em evento virtual Municípios
Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
Com o intuito de propor ações que podem ser adotadas pelos futuros gestores municipais para fortalecer os pequenos negócios e impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios brasileiros, o Sebrae lançou o Guia do Candidato Empreendedor durante evento digital. O documento reúne 10 propostas de políticas públicas destinadas ao tema do empreendedorismo e à recuperação econômica dos municípios, que estão sendo duramente afetados pela pandemia do novo coronavírus.
No início do evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse que a instituição quer estimular a inclusão do empreendedorismo no debate político, visando o desenvolvimento de ambientes de negócio mais favoráveis para as micro e pequenas empresas. “O Sebrae quer incentivar a visão do empreendedorismo nascendo do candidato, em todos os estados, em todas as regiões através de seu corpo funcional aliado com todos aqueles que podem ajudar a melhorar o ambiente da discussão sobre empreendedorismo para o desenvolvimento da micro e pequena empresa no Brasil”, afirmou.
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, fez uma breve apresentação do Guia do Candidato Empreendedor, destacando as principais informações presentes no documento. Segundo ele, o momento é oportuno para a construção de políticas públicas que possam contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios e, consequentemente, da economia do país.
“Nós estamos diante de uma situação em que o país irá escrever uma nova página em sua história e o objetivo do guia é essencialmente que nós possamos apresentar alternativas aos candidatos para que eles possam investir no desenvolvimento econômico sustentável, na perspectiva da geração de emprego, e ter essa agenda na condição de prioridade, através do apoio aos empreendedores na melhoria do ambiente de negócios”, ressaltou.
O Guia do Candidato Empreendedor é uma iniciativa realizada pelo Sebrae com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
De acordo com as informações do documento, atualmente os pequenos negócios representam 98% das empresas do país, sendo responsáveis por 54% dos empregos formais e por 30% de toda a riqueza nacional, números que devem ser levados em consideração pelos futuros gestores dos municípios, já que as pequenas empresas têm um impacto direto e significativo na economia dos municípios e na geração de emprego e renda.
Propostas
A primeira proposta de ação do Guia do Candidato Empreendedor está relacionada à geração de emprego, incluindo o desenvolvimento econômico na agenda de prioridades da gestão do município. Depois, o guia aborda o tema mobilização de lideranças, que pode ser promovida por meio de uma agenda de desenvolvimento do município em parceria com empreendedores e líderes locais.
O terceiro ponto abordado pelo documento são algumas ações que podem ser adotadas para desburocratizar e simplificar a criação e a manutenção de pequenos negócios nos municípios, como a redução do tempo para abertura de empresas e a aplicação da Lei da Liberdade Econômica. A quarta proposta apresenta ações de apoio ao empreendedor, como orientação aos empresários por meio da Sala do Empreendedor.
Depois, o documento sugere que os produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios locais tenham prioridade nas compras públicas dos municípios. A sexta proposta do guia é a inserção do tema empreendedorismo na formação de professores e alunos, e a sétima dica diz respeito ao desenvolvimento de ações de capacitação técnica para empreendedores autônomos.
O fortalecimento da identidade dos municípios por meio da projeção de rotas turísticas e de produtos e atrativos locais é a oitava proposta do Guia do Candidato Empreendedor, que também propõe, nas duas últimas dicas, respectivamente, o associativismo e a cooperação para compras compartilhadas, produção coletiva e divulgação e comercialização de produtos e a promoção de ambientes inovadores e sustentáveis.
O documento já está disponível no Portal do Sebrae e pode ser baixado gratuitamente, por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/2HE1u2y.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.