Secretário de Saúde anuncia vacinação em Alagoas para fevereiro Municípios
Em entrevista coletiva, o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres anunciou para fevereiro o início da vacinação contra a Covid-19. Grupos de risco e cerca de 80 mil profissionais de saúde, incluindo a rede pública e privada, terão prioridade dentro do protocolo estadual, que seguirá o plano nacional, e será acompanhada por uma comissão formada por representantes da Sesau, MPE, PPF, Cosems e Conselho Estadual, que será instalada na segunda -feira.
Nesta quarta-feira, em São Paulo, a secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assinou, junto ao Governo de São Paulo, um protocolo de intenções para discutir a aquisição da vacina Coronavac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa Sinovac. A aquisição será com recursos próprios do Estado. Essa vacina tem um acondicionamento semelhante as vacinas já aplicadas pelo SUS , o que facilita a distribuição nas centrais do interior.
“Dialogamos com o Governo de São Paulo e solicitamos o estabelecimento de uma parceria com o Butantan para que as vacinas desenvolvidas pelo instituto também sejam disponibilizadas para a população alagoana. Assinamos o protocolo de intenções, que coloca Alagoas como prioridade quando os imunizantes forem liberados. Temos pleno conhecimento que o Butantan é uma instituição reconhecida em todo o mundo, sendo a maior fornecedora de vacinas ao Ministério da Saúde”, informou o secretário.
O Governo de São Paulo vai enviar, até o dia 23 de dezembro, o resultado dos testes da vacina Coronavac no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é conseguir o registro definitivo do imunizante. O secretário acredita que a Coronavac será a primeira a ser liberada pela agencia nacional.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explica que foi solicitado um milhão de doses do imunizante. “Como cada cidadão precisa tomar duas doses da vacina, em duas oportunidades, o Estado de Alagoas teria um quantitativo para imunizar 500 mil pessoas.
Com a pactuação, o Estado de Alagoas está inserido como prioritário para o recebimento dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan. Ou seja, em caso de o Governo Federal decidir pela aquisição da vacina Coronavac, de 15 de janeiro até o final do mês de março, serão disponibilizadas 46 milhões de doses. Se o Governo Federal opte em adquirir outra vacina, o Governo do Estado de São Paulo dará sequência ao envio de doses da Coronavasc que assinaram o Protocolo de Intenções”, justifica o secretário.
Alexandre Ayres também reforçou a importância de se respeitar o decreto estadual vigente e as proibições de festas no final do ano com capacidade superior a 30 pessoas.
Também anunciou que as aulas presenciais na rede pública devem ser retomadas em 2021.