Sedetur garante recurso para elaboração do Plano Diretor de Paripueira Municípios
estino turístico importante no litoral norte de Alagoas o município de Paripueira vai em breve elaborar seu plano diretor, instrumento que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios. O Plano Diretor de Paripueira será construído a partir do convênio firmado entre o governo de Alagoas, que vai liberar recursos através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e a Prefeitura Municipal.
A assinatura do convênio, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), na Sedetur, contou com a presença do secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, o prefeito de Paripueira, Abrahão Moura; o secretário de Turismo de Paripueira, Antônio Moura; e a deputada estadual, Cibele Moura.
“É uma satisfação muito grande para o governo de Alagoas poder contribuir para a organização de cada município, principalmente os da região norte do Estado, onde o turismo está cada dia mais forte. O Plano Diretor vai fazer a diferença na organização do crescimento social e sustentável dessas cidades, garantindo que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios e oportunidades que o meio ambiente urbano pode trazer; e fazendo com que o investidor do turismo possa ali se instalar, atraindo cada vez mais visitantes”, expôs Marcius Beltrão.
O planejamento territorial define o melhor modo de ocupar uma região, prevendo os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço, convertendo os espaços da cidade em benefício para todos, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.
Para o prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, a execução do plano diretor é fundamental para o desenvolvimento do município e trará benefícios tanto para a população, quanto para os turistas que visitam o destino.
“Eu não tenho dúvidas de que esse é um divisor de águas para Paripueira. Eu gostaria de agradecer ao governador Renan Filho, ao secretário Marcius, a deputada Cibele Moura, que se empenhou para que isso ocorresse. Estamos trabalhando exatamente no desenvolvimento, no futuro do turismo de Paripueira e da região norte. Esse Plano Diretor vem para intensificar a nossa vontade, nosso desejo e trabalho de fazer Paripueira andar para frente e crescer”, afirmou o prefeito.
Além de Paripueira, a cidade de Porto de Pedras já está com o Plano Diretor licitado, para dar início à ordem de serviço. Japaratinga, Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres são outros municípios alagoanos que estão com processos em tramitação.
Após a assinatura do convênio a próxima fase é a de licitação, que escolherá a empresa que fará o projeto do Plano Diretor. Posteriormente, os planos diretores devem ser discutidos e aprovados pela Câmara dos Vereadores e sancionados pelos prefeitos de cada município. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.