Serão ofertadas 120 vagas gratuitas para profissionais da Saúde; aulas presenciais serão em Santana do Ipanema Municípios
O Hospital Sírio Libanês – em parceria com Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Município de Santana do Ipanema – vai disponibilizar três cursos de especialização no Projeto Gestão da Clínica no SUS para profissionais de 28 municípios da 8ª, 9ª e 10ª regiões de Saúde. As aulas iniciam no dia 22 de março e estão sendo ofertadas 120 vagas. A certificação dos cursos ? que terão aulas presenciais em Santana do Ipanema – será pela Universidade de São Paulo (USP) com o Hospital Sírio Libanês.
Para apresentar o conteúdo dos cursos, a secretária de Saúde de Santana do Ipanema e presidente do Cosems, Normanda Santiago, com o apoio da assessora técnica, Mirna Vaz, detalhou o projeto nessa segunda-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), para os gestores e técnicos das respectivas regiões de Saúde.
De acordo com Normanda, trata-se de uma estratégia para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para o triênio 2015-2017. O projeto foi proposto pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.
Os cursos disponíveis são Gestão da Clínica nas Redes de Atenção (60 vagas); Regulação em Saúde no SUS (40); Políticas de Saúde Informadas por Evidências (20). No final do curso, o aluno tem de apresentar como produto final a elaboração e viabilidade de projetos aplicativos voltados à prática profissional. Normanda aproveitou para informar aos interessados na adesão aos cursos sobre o rigor no cumprimento de carga horária por parte do Hospital Sírio Libanês. “Os gestores municipais devem indicar os profissionais para os cursos de acordo com a disponibilidade de tempo deles, já que terão que ser pontuais e cumprir a carga horária. Ou correm o risco de concluir o curso, mas ficar sem o título de especialista”, advertiu.
A frequência de cada um nos cursos será enviada para o respectivo gestor dos 28 municípios e vale ressaltar que a dedicação do participante, nos três dias presenciais a cada mês, é exclusiva. A assessora técnica Mirna Vaz explicou que a distribuição das vagas será de acordo com o porte populacional do município e cada região de saúde indicada e contemplada recebe uma edição dos três cursos simultaneamente.
Os municípios têm até esta sexta-feira (17) para encaminhar via e-mail para o hospital Sírio Libanês os nomes dos profissionais indicados para cada modalidade de especialização. O período de inscrição na plataforma do Sírio Libanês será do dia 20 a 27 deste mês. A divulgação dos resultados será em 10 de março e o início das aulas está previsto para 22 de março.
Os municípios que compõem a 8ª, 9ª e 10ª regiões são Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D Arca (8ª). Na 9ª são Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Na 10ª são Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D Água do Casado, Pariconha e Piranhas.