Sustentabilidade da Jornada Alimentar Nutricional Educacional Educação
O projeto Jornada Alimentar Nutricional Educacional desenvolvida na Unidade Escolar Arabela Paiva encontra-se em sua segunda fase e desta vez contou com visitas in loco onde acontece a produção dos alimentos. O local escolhido para a visita foi a horta do agricultor Antônio Cordeiro.
As atividades desenvolvidas na segunda etapa, baseiam-se em dois momentos distintos, unindo teoria, trabalhada em sala de aula, e a prática com a visita in loco. Assim sendo, a metodologia adotada se adéqua ao censo comum no meio acadêmico, em que toda e qualquer prática pedagógica a correlação entre teoria e prática se completam.
Segundo a coordenadora do projeto, a nutricionista Ranielly Souza Lira, em sala de aula foram apresentados alimentos que fazem parte da agricultura familiar local. Como por exemplo: milho, feijão, macaxeira e batata doce. Também foi falado sobre o abacaxi e a cana de açúcar, cultivos, que não fazer parte do dia a dia dos alunos.
Ainda segundo Ranielly, a culminância da segunda fase da atual jornada, deu-se com uma visita de campo, onde os alunos visitaram um sítio e tiveram acesso a um pomar. Os educandos também tiveram contato também com uma pequena plantação de cana e posteriormente a uma roça de milho e feijão.
A cada etapa da jornada que é cumprida, será liberada, na plataforma e-FNDE uma peça do “Selo de participação da Jornada de EAN”. Após a conclusão das 4 (quatro) etapas, o participante terá recebido as 4 (quatro) peças e completado o “Selo”, que se configura em um quebra-cabeça, o qual poderá ficar exposto nas escolas.