Técnicos do FNDE fazem atendimento individualizado na AMA Municípios
Para atender as demandas específicas da educação de cada cidade, os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em Alagoas a pedido da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Nesta segunda-feira (28), à tarde, Florentina Zazelis e Andrea Santos, assessores da Diretoria de Articulação de Projetos Educacionais (DIGAP), estiveram na AMA para atender os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênio (GMC) das regiões metropolitana e litorâneas. Técnicos de 30 municípios foram atendidos.
Na terça-feira (29) de manhã, a mesma equipe estará em Palmeira dos Índios, no auditório da faculdade Cesmac, para atender os municípios das regiões Agreste e Sertão. Os atendimentos são, principalmente, sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o monitoramento e execução de obras.
Para Florentina, o objetivo maior é atender cada município nas suas dificuldades individuais. “Estamos aqui para tirar dúvidas sobre PAR, principalmente o novo ciclo, que está em andamento, os prefeitos estão solicitando suas demandas para os próximos 4 anos e também sobre as obras e ações que já estavam em execução anteriormente para que sejam finalizadas para prestação de contas”, explicou.
A vice-prefeita de Quebrangulo, Andréa Maia Lima, explicou que seu município foi contemplado com ônibus para o transporte escolar, embora o município esteja precisando também de mais uma escola. “No caso de Quebrangulo, fomos contemplados em 2018 com ônibus e ano passado tivemos um PAR emergencial para reforma das 4 escolas que foram atingidas pelas enchentes de 2017. Precisamos de mais uma escola, mas acredito que a orientação será para incluir no planejamento de 2019”, afirmou Andrea, que estava aguardando seu atendimento
*Creches com obras Inacabadas*
Com relação sobre as creches com obras inacabadas, Florentina explicou que o FNDE lançou a Resolução 3/2018, no início do ano, para que os Entes federados firmarem novos termos de compromissos, com fundamento na Lei 12.695/2012. Dentro do atendimento individualizado, as dúvidas específicas sobre as creches inacabadas serão esclarecidas pelas técnicas.