Presidente do Cosems/AL aposta na regionalização para garantir mais acesso ao SUS Municípios
A construção da regionalização para garantir a equidade, integralidade e melhor acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das discussões relevantes do XIV Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), que se encerra hoje (19) em Petrolina, Pernambuco. A afirmação é do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque.
Segundo ele, o evento comprovou a irmandade que existe entre os Estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas e Pernambuco. “Enquanto vice-presidente do Conasems tive a oportunidade de participar mais uma vez de discussões no Congresso do Cosems-PE sempre com foco na melhoria e consolidação do SUS e de partilhar nossas experiências exitosas com suas peculiaridades, dimensões e questões geográficas. Foi um momento de dar as mãos para que o SUS possa acontecer, sem deixar de refletirmos sobre nossas dificuldades e diferenças regionais”, destacou.
O vice-presidente do Conasems pontuou ainda a satisfação em participar das articulações geralmente feitas nesses eventos, uma vez que o considera relevante para a reconstrução da saúde pública do país. O presidente do Cosems-PE reassaltou a necessidade de transformar as teorias discutidas em práticas, com a contribuição dos secretários municipais de Saúde. Representantes de mais de cem municípios de Pernambuco (são 184), bem como autoridades políticas e da Saúde participam do Congresso.