Cosems apoia municípios na atualização de dados do Sisab Municípios
Gestores de Igaci, Quebrangulo e Maragogi já estão regularizando pendências para reaver recursos do MS
Os gestores de saúde dos municípios de Igaci, Quebrangulo e Maragogi já estão tomando as devidas providências para alimentar o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Das 49 equipes do Programa Saúde da Família e Saúde Bucal credenciadas pelo Ministério da Saúde, dez deixaram de enviar as informações referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 e janeiro de 2016.
O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros até que a pendência seja sanada, ou seja, que os citados municípios prestem conta da produção das equipes nos meses em aberto.
Os apoiadores técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL) estão prestando as orientações necessárias aos respetivos municípios e fazendo a articulação entre eles e o Ministério da Saúde, no sentido de atualizar os dados o mais rápido possível.
“Os recursos foram suspensos, mas os municípios poderão solicitar os créditos retroativos, desde que regularizem a situação no Sisab, observando a portaria 2.488 de outubro de 2011”, destacou a coordenadora da Assessoria Técnica, Sylvana Medeiros. A portaria do MS que informa a suspensão de recursos foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 20.
ASCOM COSEMS