Mandala da CNM faz retrato detalhado dos ODS nos Municípios Municípios
Composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 é um compromisso global e apoiado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Para ajudar os gestores brasileiros a avançar nesse aspecto, a entidade criou a Mandala de Desempenho Municipal. Inovadora, a ferramenta consegue medir o grau de sintonia das políticas públicas locais com as diretrizes propostas pela Agenda.
A informação é disponibilizada por meio de gráficos, que facilitam a compreensão. E o grau de desenvolvimento do Município é apontado de acordo com quatro dimensões: institucional, econômica, social e ambiental. Cada uma delas abriga os ODS correspondentes e indicadores. Por exemplo, a dimensão econômica está diretamente conectada com o ODS 8, que almeja emprego digno e crescimento econômico. E tem como um dos indicadores o Produto Interno Bruto (PIB) municipal per capita.
Esse detalhamento se repete em todas as quatro dimensões da mandala, que é composta por um total de 24 indicadores. Para poder oferecer um comparativo real da situação do Município, a entidade adotou alguns parâmetros. Entre os quais, a média do país, do Estado e de um grupo de Municípios similares.
Comparativo com pares
Assim, ao acessar a mandala o gestor municipal consegue obter um retrato exato da situação de sua cidade em relação aos índices estaduais, nacionais ou mesmo de cidades semelhantes. A comparação a nível local só ocorre devido a um extenso trabalho da entidade em agrupar os 5.568 Municípios, de modo que suas características fossem as mais próximas possíveis.
Um conjunto de itens foram levados em consideração nos cálculos, dentre os quais a média da população, a Receita Corrente Líquida (RCL) per capita e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O resultado aparece na mandala por meio de cores. Vermelho quando o Município está abaixo do parâmetro, amarelo mediando e verde acima do parâmetro.
Municípios pelo amanhã
O intuito é não apenas oferecer aos gestores municipais um instrumento que possa ajudá-los a localizarem os ODS, mas também monitorarem o andamento dos indicadores nas áreas deficitárias.
A Confederação participa da Comissão Nacional para os ODS (CNODS) e construiu a mandala em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Entre os dias 22 de janeiro e 4 de fevereiro, os ODS serão tema de uma campanha promovida pela entidade. Com o título Municípios pelo Amanhã, a ação vem para reforçar a importância do engajamento municipal com a temática.
Conheça detalhes da campanha aqui
Saiba mais sobre a Mandala de Desempenho Municipal