Jundiá é um dos vencedores da Mostra Brasil Aqui Tem SUS em Belém do PA Municípios
CNM e Conasems também lançam cartilha e vídeo explicativo sobre o Financiamento da Saúde
Secretários de Saúde de Alagoas, técnicos e demais gestores da área participam até esta sexta-feira (27) do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 6º Congresso Norte e Nordeste em Belém do Pará com o tema A Saúde que Queremos para o Brasil. O início do evento se deu nesta quarta-feira (25) com pauta extensa que culminou na abertura oficial à noite com a presença da cúpula do Ministério da Saúde, da Organização Panemaricana de Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Consass) e outras instituições de igual relevância.
Durante o dia, o Congresso contou com a apresentação de seis experiências exitosas dos municípios alagoanos de Jundiá, Arapiraca, Girau do Ponciano, Teotônio Vilela e Maceió. No final da noite, o secretário de Jundiá e vice-presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, recebeu do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, o prêmio da OPAS/MS Brasil e Conasems – Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal.
O trabalho do município com o tema “A Reorganização da Assistência Materno-Infantil no Município de Jundiá a partir da Vinculação da Gestante às Maternidades de Referências Localizadas no Estado de Alagoas”. – de autoria de Rosanny Kelly Cavalcante – foi classificado em 3º lugar. Rodrigo apresentou o trabalho e destacou a importância de iniciativas inovadoras dos municípios de pequeno porte do país que têm mostrado que com criatividade e seriedade podem fazer a diferença na vida dos usuários do SUS.
Os apoiadores técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) também abrilhantaram a discussão com o projeto Estratégias de Apoio para Empoderamento da Gestão Municipal na Construção dos Planos Municipais de Saúde de Alagoas, apresentado pela apoiadora Kathleen Moura e com a finalização de Joelson Lisboa com o cordel Apoio Arretado de Bom.
O evento conta com 4.401 participantes inscritos e 1.478 secretários municipais de saúde de todo o país. Durante o dia, as salas do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia receberam as apresentações das 342 experiências participantes da 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. A programação desta quinta-feira (26) promete movimentar as salas do Centro de Convenções de Belém com temáticas abordando a saúde pública, a exemplo da Projeção webdocs Brasil Aqui Tem SUS Temporadas 1 e 2; Como fortalecer e Inovar na Atenção Básica no SUS; e sobretudo com a participação dos presidenciáveis na mesa sobre Saúde e Eleições 2018.
Texto : Mary Wanderley – Belém/PA
Fotos: Mary Wanderley e Thiago Alcântara
CNM e Conasems lançam cartilha e vídeo explicativo sobre o Financiamento da Saúde
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou cartilha e vídeo explicativo sobre as Mudanças no Financiamento da Saúde. A entidade participa do XXXIV Congresso Nacional do Conasems, em Belém (PA), e fez o lançamento durante a abertura do evento, nesta quarta-feira, 25 de julho.
De acordo com esclarecimentos da Confederação, a gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS) é bastante complexa e envolve uma série de regras que devem ser seguidas por cada um dos Entes da Federação. Dentre os aspectos mais importantes, destacam-se as necessidades de se conhecer os fluxos estabelecidos dos recursos financeiros e a maneira como as regras de suas vinculações devem ser seguidas.
Para tanto, compreender os principais mecanismos de transferências dos incentivos e a legislação que rege o processo de financiamento do SUS é papel fundamental para uma gestão qualificada voltada às necessidades públicas e ao melhor atendimento da população.
Nesse âmbito, o novo modelo de financiamento, publicado no final do ano de 2017 pelo Ministério da Saúde, alterou a forma de repasse do recurso federal por meio da unificação dos antigos blocos de financiamento do SUS. Assim, na busca pelo fortalecimento da gestão municipal, a CNM e o Conasems apresentam a cartilha e o vídeo Mudanças no Financiamento da Saúde – com orientações acerca da aplicação dos recursos públicos da saúde.
A CNM ressalta ainda a importância da leitura do material por todos os gestores, assim como, de capacitar contadores, técnicos, secretários de finanças e de saúde municipais sobre essas mudanças. A ideia é que todos compreendam o novo formato de transferência de recursos para a saúde, baseado nos instrumentos de gestão que porventura devem refletir as necessidades locais.