Secretários discutem estratégias para melhorar assistência à saúde na 2ª Macrorregião Municípios
Gestores e técnicos da 2ª Macrorregião de Saúde se reuniram no último dia 23 em Palmeira dos Índios para discutir pautas de interesse dos 46 municípios da Macrorregião, a exemplo da dificuldade do fluxo de transferência de pacientes do Hospital Regional de Arapiraca e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira. As apoiadoras técnicas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Kathleen Moura e Mirna Vaz participaram do evento.
O técnico de Controle e Avaliação do município, Magaiver, e a responsável pela rede de oncologia em Arapiraca Joana D’arc apresentaram o fluxo de agendamento para a triagem oncológica. Na ocasião o gestor da pasta de Água Branca Antônio da Silva destacou a dificuldade da Rede de Oncologia para os municípios da 2ª Macro, tendo em vista os critérios obrigatórios da portaria ministerial 140/2014.
Outro ponto discutido foi referente a importância da construção dos colegiados de maternidades e a efetividade dos fluxos para Rede Cegonha. Um dos principais itens da discussão foram o elevado número de partos cesarianos, as medidas para prevenção do óbito materno e infantil e a importância da organização da rede para acolher, classificar e regular as gestantes dentro dos serviços de Saúde habilitados.
A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (sesau), Rosana Veras, destacou a necessidade de capacitação dos prontos atendimentos e afirmou que o Estado irá divulgar nos próximos dias o respectivo cronograma.