Secretários municipais de Saúde destacam importância da Telemedicina para o SUS Notícias
Mary Wanderley
O 1º Seminário de Telemedicina e Digital Health que aconteceu nessa segunda-feira (29) no Hotel Jatiúca reuniu vários especialistas de Alagoas e do país e contou com a presença dos vice-presidentes da 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões de Saúde, demais gestores e os apoiadores técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Fátima Torres e Joelson Lisboa.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) promoveu a participação dos gestores com o intuito de incentivá-los na ampliação do conhecimento sobre a temática que muito pode contribuir para o crescimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
Para a vice-presidente da 1ª RS Gláucia Torres (gestora da Barra de Santo Antônio) o Seminário Telemedicina ofereceu aos participantes uma proposta interessante de desenvolvimento tecnológico, discutindo com profissionais altamente qualificados as perspectivas de assistência à saúde por vídeo conferências, sendo um momento rico em aprendizagem já que reuniu gestores da pasta em torno do conteúdo exposto no evento.
A secretária de Saúde de Santana do Mundaú Paula Gomes, representou a 3ª RS, considerou o evento de extrema importância uma vez que abordou essa temática emergente no país, esclarecendo pontos importantes sobre a utilização de tecnologias digitais na área da saúde. “É uma linha que traz redução de custos e de tempo, trazendo otimização da oferta”, destacou.
A gestora de Roteiro e vice-presidente da 5ª RS Eládia Santos reforçou que o momento foi de aprendizado rico para a categoria, considerando que a telemedicina é de grande importância para assistência à saúde. Já o vice-presidente da 8ª RS e secretário de Estrela de Alagoas Adriano Vilela disse que a proposta é inovadora, principalmente no que se refere aos resultados de exames como RX, ressonâncias, tomografias pois traz agilidade que se traduz em bom e rápido diagnósticos.
Ele ressaltou que a população precisa orientada sobre a telemedicina, já que as consultas serão via digital. “Esses programas já existem em outros e no Brasil precisamos adaptar ao SUS. É um avanço também para diagnósticos rápidos de patologias crônicas, dando assim uma rapidez nos tratamentos”, reforçou.
A vice-presidente da 9ª RS, Edijária Camilo, também secretária de Dois Riachos, o Seminário de Telemedicina e Digital Health foi um momento de conhecimento, pois a era digital já faz parte do cotidiano de todos. “Sabemos que é uma ferramenta que se bem utilizada vai garantir mais acesso e qualidade de saúde aos usuários. “É uma nova implementação possível aos centros de atenção à saúde que aderirem às novas tecnologias. Os estudos têm demonstrado que com a tecnologia é possível a realização de exames com laudos em tempo real, principalmente nos RX e tomografias, sendo possível melhorar o agendamento de consultas, exames e melhor hospitalização. Acredito que está sendo um novo formato de acesso ao cuidado”.
Os objetivos do seminário incluíram a divulgação de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas da telemedicina que possibilita a ampliação do acesso e auxilia no esclarecimento de diagnósticos e terapêuticas com especialistas. Os participantes acessaram ainda informações sobre conhecimentos inovadores para ampliar a oferta regulada de assistência a população; possibilitar que os profissionais médicos tomem decisões e assumam condutas de maneira rápida e objetiva; bem como promover agilidade a avaliação de especialistas e laudos de exames.
Também marcaram presença no evento os vice-presidentes regionais Helineide Soares (Pindoba), Eládia dos Santos (Roteiro), Diorgenes Costa (Limoeiro de Anadia), além do secretário Glifson Magalhães de Arapiraca e os ex-secretários Kátia Born e Aerton Lessa. Na ocasião, Katia Born – que coordena desde o último dia 15 o Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) – afirmou que o setor já está realizando serviços de telemedicina para alguns municípios alagoanos, reduzindo custos e ampliando o acesso a diagnósticos.