Alagoas está entre os cinco estados com maior porcentagem de alunos da rede pública matriculados Educação
Dados do Censo 2020 do INEP mostram que no Ensino Fundamental, de responsabilidade dos municípios, o estado é o quinto no país.
Alagoas está entre os cinco estados com a maior proporção de alunos da rede pública matriculados no ensino integral. Os dados são da primeira etapa do Censo Escolar 2020 e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e podem ser conferidos no site www.gov.br/inep.
Segundo o levantamento – que condensa os principais informes relativos às matrículas na Educação Básica no Brasil no ano de 2020 – na rede pública, o estado conta com o percentual de 25,3% dos estudantes do ensino médio inseridos no ensino integral, enquanto, no ensino fundamental, são 13,1% matriculados nesta modalidade.
Esse resultado coloca Alagoas entre os cinco estados do Brasil com o maior percentual de estudantes da rede pública matriculados no ensino integral: no que concerne ao ensino médio, é o quarto, ficando atrás apenas de Pernambuco (54,6%), Paraíba (45,9%) e Ceará (30,8%), enquanto, no ensino fundamental, é o quinto, sendo precedido pelo Ceará (28,5%), Piauí (16,3%), Tocantins (15,9%) e Maranhão (13,3%).Vale ressaltar ainda que os números de Alagoas são superiores aos registrados por estados como São Paulo e Rio de Janeiro
As escolas de tempo integral são uma realidade na rede estadual e municipal em Alagoas e, comprovadamente, apresentam taxas muito satisfatórias quando comparadas às escolas em tempo parcial. Prefeitos e prefeitas estão, na medida do possível, ampliando essa oferta com padrões eficientes nos quesitos ensino, estrutura e alimentação. A expansão mostra que Alagoas segue rumo ao cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece a ampliação de matrículas do ensino integral na Educação Básica para uma percentual de 50% do total de matrículas.
Mais do que uma jornada ampliada de estudos, a modalidade propõe uma aprendizagem mais ampla, desenvolvendo não só o aspecto cognitivo/intelectual, mas também o emocional, físico, social e cultural dos estudantes.
No ensino fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º), 76,6% das matrículas estão centradas nos municípios,19,6% na rede privada e 3,7% na rede estadual. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), são 65,9% nos municípios,18,9% na rede estadual e 15,1% na rede privada.
Por fim, na Educação Infantil, são 80,1% das matrículas nas redes municipais e 19,6% na rede privada.