Com informações precisas, radar brasileiro auxiliará na prevenção de desastres Municípios
O novo radar meteorológico brasileiro, que gera informações precisas sobre eventos que podem causar desastres, foi inaugurado nesta quinta-feira, 1° de julho, durante a comemoração dos dez anos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Os dados combinados a outras fontes aumentarão a capacidade de prevenção e de emissão de alertas antecipados para os Municípios.
O desafio de desenvolver um radar, muito restrito aos países desenvolvidos, foi superado no Brasil. Com área de cobertura de 400 quilômetros de raio, o Radar RMT 200 está instalado na futura sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Agora, as informações agregadas aos relatórios de pluviômetros, estações hidrológicas e sensores geotécnicos, além de outros instrumentos instalados em áreas de risco, auxiliarão no monitoramento das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas e algumas cidades do sul fluminense e mineiro.
O RMT 0200 é um radar meteorológico “banda S” de dupla polarização em estado sólido. Ele consegue fornecer, por exemplo, dados sobre a formação de nuvens densas que crescem rapidamente e provocam tempestades volumosas e monitora o tamanho das gotas de água e dos cristais de granizo existentes nessas nuvens. Com essas informações, é possível prever o volume, a localização e o momento em que ocorrerá a precipitação.
Prevenção
Uma crítica frequente da área de Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM) são as poucas e não suficientes ferramentas de prevenção a desastres naturais no Brasil. Estudos da entidade mostram que os valores gastos com resposta aos fenômenos naturais superam em mais 80% os montantes destinados à prevenção. A área técnica acredita que informações mais precisas e alertas antecipados podem mudar tal realidade.