1ª Feira Coop recebe encontro e rodada de negócios promovidos pelo Sebrae Alagoas Municípios
Evento demonstrou diversidade de setores e atuação das cooperativas em todas as regiões do estado
Iniciada na última sexta-feira (23), na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, em Maceió, a 1ª Feira Coop, contou com os serviços de atendimento, orientação, além da realização do encontro e rodada de negócios promovidos pelo Sebrae Alagoas. A feira, que seguiu até o último domingo (25), serviu com um espaço para promover e reconhecer o cooperativismo alagoano, bem como fomentar negócios e acesso a mercados para as cooperativas participantes.
Na abertura oficial do evento, a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, destacou a realização do evento. “A 1ª Feira Coop é a coroação, é o reconhecimento de um ano inteiro de trabalho de todos esses parceiros envolvidos, cada um com sua missão têm trabalhado com essas cooperativas para melhorar a venda delas, os produtos e, principalmente, melhorando a vida de milhares de alagoanos. Contém sempre com o Sebrae”, afirmou.
“Aqui, conciliamos várias gerações do cooperativismo alagoano. Além de realizar esse encontro de gerações, o grande desafio nosso aqui é reafirmar um grande propósito para fortalecer esse modelo do cooperativismo, que precisa ser consolidado enquanto alternativa econômica e social para os alagoanos principalmente depois da pandemia. Quando mais socializantes forem as nossas dinâmicas, mais próxima será a humanidade”, enfatizou o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Antonino Cardozo. Ele ainda agradeceu ao Sebrae pela parceria na criação do projeto ‘Rota da Merenda Legal’, que visa fortalecer a produção da agricultura familiar no mercado de compras institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae),
A programação da 1ª Feira Coop contou com a exposição dos produtos e serviços das cooperativas participantes, palestras, oficinas e apresentações culturais, além de uma rodada e encontro de negócios. Lá, o Sebrae Alagoas, por meio da Unidade de Relacionamento Empresarial, também disponibilizou para o público sua van de atendimento itinerante, levando atendimento, orientação, tirando dúvidas e promovendo a ampliação de acesso aos serviços do Sebrae.
Dentre outros expositores na feira, estiveram 11 associações e cooperativas ligadas ao Programa Alagoas Maior: Associação Café na Mesa; Associação Tabuleiro de Dentro; Cooperativa Cooperal; Associação Ascolaço; Associação Asprolimo; Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios; Cooperativa Coopcam; Associação Asprobroas; Cooperativa Ecoduvale; Associação Asaup e Associação Dom Helder Câmara.
Rodada e Encontro de Negócios
De acordo com a trainee do Sebrae Alagoas, Larissa Resende, a realização da rodada e do encontro de negócios são iniciativas que ajudam a fomentar o setor que, atualmente, conta com mais de 200 cooperativas em Alagoas, abrangendo mais de 70 mil cooperados e gerando mais de 5 mil empregos.
“Trouxemos a rodada e o encontro de negócios para justamente poder promover esse fortalecimento e a ampliação do relacionamento entre as cooperativas e os compradores que podem usufruir desses produtos e serviços. Já o encontro, foi entre as cooperativas que trazem muitos benefícios para o estado e podem se beneficiar entre elas”, enfatiza.
Um dos participantes da rodada de negócios foi Anderson Ferreira, da Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi), do município de Igreja Nova, que foi atingido pelas fortes chuvas nos meses de maio e junho. A cooperativa trabalha com arroz agroecológico, tipo 2 e em breve, o grupo colocará no mercado o arroz parboilizado, além de derivados como o bolo e o cuscuz, já apresentados na rodada.
Anderson também ressaltou as iniciativas e consultorias feitas pelo Sebrae com a cooperativa, que têm ajudado a reorganizar o grupo após o período da catástrofe na região. “Essa oportunidade foi de suma importância para que pudéssemos mostrar os nossos produtos, em especial o arroz. Acredito que isso ajuda a fortalecer o nosso setor, já que nos aproxima dos comerciantes. Isso graças ao Sebrae que tem nos dado esse apoio que é fundamental para as cooperativas. Depois da enchente, graças ao trabalho do Sebrae, poderemos alavancar o crescimento da cooperativa”, concluiu.
Metodologia
A rodada de negócios trouxe empresas de setores diversos como compradores de microempresas e empresas de pequeno porte, por ter uma diversidade maior de demanda devida à diversidade de ofertas das cooperativas. Na feira, participaram as cooperativas ligadas a setores e segmentos como alimentação, planos de saúde, crédito, serviços odontológicos, serviços bancários e autônomos.
Entre as cooperativas participantes estiveram: Cafisa, de Pão de Açúcar; Capial, de Arapiraca; Cofia, de Maceió; Compre Coop, de Feira De Santana- Bahia; Coobapi, de Igreja Nova; Coopaal, de Flexeiras; Coopagriss, de São Sebastião; Coopaíba, de Piaçabuçu; Coopal, de São José da Lage; Coopaq, de Matriz do Camaragibe; Coopcam, de Palmeira dos Índios; Coopeal, de Maceió; Cooperal, de Arapiraca; Cooperativa Cheiro Da Terra, de Igaci; Cooperativa Pindorama, de Coruripe; Cooperóleo, de Marechal Deodoro; CPLA, de Maceió; Fulô.A Artesanato, de Penedo; Jorgraf, de Maceió; Sicredi Expansão, de Maceió e Uniodonto, também de Maceió.
Na metodologia da rodada, as mesas são colocadas para os compradores acompanhem a apresentação de produtos e serviços das cooperativas que terão que despertar no comprador um interesse em fazer uma negociação prévia ou futura. Cada fornecedor tem um tempo estimado de 15 minutos.
Já no encontro de negócios entre as cooperativas, são feitas apresentações dos serviços das cooperativas para empresas âncoras. O comprador diz o que necessita e os fornecedores que estiverem presentes e se interessam em oferecer produtos/serviços, a partir dessa exposição as cooperativas vão iniciar o contato.
O evento foi realizado pela Unicafes em parceria com o Sebrae Alagoas, Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA/AL), Cooperativa Pindorama, Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) e Unimed.