Artesãos e grupos produtivos de Alagoas recebem reconhecimento nacional no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato Municípios
Artesãos homenageados receberam selo Top 100 do Sebrae e também puderam participar de rodada de negócios com grandes compradores
Por: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: Sebrae/NA
Reconhecimento ao trabalho de artesãos de todas as partes do país, a cerimônia nacional da 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato foi realizada na noite da última quinta-feira (17), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro e contou com a participação de artesãos alagoanos.
Ao todo, o estado contou com 11 artistas, sendo o terceiro estado brasileiro com mais representantes no Top 100 nacional, mas empatado com a Bahia, estando a frente os estados de Minas Gerais, com 24, e Amazonas com 13 artesãos. Esta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato recebeu 1.208 inscrições de artesãos de todas as regiões do País.
Os alagoanos homenageados foram: Ana Cristina Ferreira, da Fulô.A; Lucineide Gomes Barbosa, do Grupo Produtivo Luart; Érica Gomes dos Santos, da Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe; Edvan Alves Lima (Vavan) e Camille Souza Dias, artesãos da Ilha do Ferro; João Carlos da Silva, o Mestre João das Alagoas; Petrônio Lindoso de Queiroz, do Artesanato Belas Artes; Amara Lúcia Silva de Oliveira, da Associação Mulheres de Fibra dos Assentamentos de Maragogi; além de Maria Cícera Moura da Silva do Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (Inbordal) e Petrúcia Ferreira Lopes e Beatriz dos Santos ambas também do Inbordal.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destacou o sentimento ao ver os artesãos alagoanos participando da cerimônia. “Já é um momento em que todos os artesãos brasileiros esperam. É um prêmio desejado, é um reconhecimento de todo o trabalho que eles fazem e dos produtos que eles desenvolvem, tentando entrar no mercado para viver de forma digna, vivendo do artesanato. Para mim, é um orgulho. É uma felicidade enorme estar junto a esses artesãos aqui no evento”, afirmou.
A premiação inclui a concessão de um selo, que pode ser usado pelos artistas, além da produção e lançamento de um catálogo comercial com informações sobre os homenageados e um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.
Os artesãos também participaram, na última sexta-feira (18), de uma rodada de negócios com importantes nomes do cenário brasileiro como Tok&Stok, Camicado, Pau Brasilis, Artesol, Feira Rosenbaum, Fuchic, Galeria Amazônia, cenógrafos da Rede Globo, entre outros.
“Que na rodada eles fechem negócio e esses produtos possam ir longe, além das fronteiras dos estados e, assim, possam ter uma renda para manter seus negócios ativos. Reconhecimentos, premiamos, mas também damos essa oportunidade para que eles possam crescer através da aproximação com grandes compradores para que esses negócios sobrevivam. Eles já têm seus produtos preparados, uma boa gestão, o nosso foco é divulgar para que eles comercializem”, concluiu a analista da UCD, Marina Gatto.