Abertas as inscrições para convocação latino-americana em habitação Municípios
Está aberta a convocatória latino-americana em habitação. A iniciativa está vinculada à rede de especialistas e principais entidades mundiais no tema habitação. Para tanto, foi desenvolvida a Plataforma de habitação Urbana, principal ferramenta na difusão de conhecimento, boas práticas e soluções inovadoras no campo habitacional na América Latina.
Para a área técnica de Planejamento territorial e habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a plataforma incentiva a cooperação e a troca de conhecimentos entre os gestores latino-americanos e estimula a construção de uma agenda latino-americana no tema habitação social. A entidade participou das ações do III Fórum de Moradia realizado no ano de 2018.
Para participar, Municípios e agências públicas podem encaminhar até o dia 30 de novembro – em língua portuguesa, espanhola ou inglesa – propostas e projetos vinculados a soluções e medidas que trouxeram melhorias nas questões de moradia. As iniciativas precisam apresentar conexões com a Nova Agenda Urbana (NAU), Agenda 2030, e, em especial, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que trata de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
A convocatória marca as estratégias para a realização do IV Fórum Latino-americano e Caribe em moradia e habitat, a ser realizado em maio de 2021, em local a ser definido, com o tema “Ação, Moradia e os assentamentos frente à Covid-19”. São dois eixos: o primeiro: políticas públicas e governança inclusiva que tem por objetivo práticas que fomentam a participação de diferentes atores estimulando a governança urbana nas políticas públicas de habitação com diferentes mecanismos de participação social; já o segundo eixo refere-se a práticas inspiradoras para o Habitat Sustentável com foco em organizações públicas e privadas que possuam estratégias de planos, programas e intervenções urbanas que contribuam de forma colaborativa para o melhoramento da moradia e seu entorno. Neste último eixo vislumbram-se iniciativas mais concretas de intervenções de infraestrutura na moradia que apresentem resultados na melhora da qualidade de vida das pessoas, em especial, nas áreas mais vulneráveis afetadas pela Covid-19.
Serão selecionadas oito iniciativas, quatro em cada categoria. Os representantes participarão de uma cerimônia no IV Fórum latino-americano de moradia e habitat e um representante de cada categoria será contemplado com o Prêmio de melhor prática.
Os ganhadores de cada categoria receberão financiamento de até U$s 4 mil para realizar uma visita técnica para conhecer outra iniciativa. Além disso, as iniciativas ganhadoras irão integrar o ranking global das 100 iniciativas inovadoras em habitação. Confira as iinformações e regras para envio do projeto.
Para acompanhar as novidades da convocatória, siga as redes sociais da CNM ou encaminhe um e-mail para habitacao@cnm.org.br