Alagoas inicia 2ª Fase da Campanha de Vacinação nesta quinta (16) Municípios
Ação ocorre até o dia 8 de maio, nos postos dos 102 municípios do Estado
Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
Após vacinar 100% dos idosos, Alagoas inicia nesta quinta-feira (16), a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que tem como público-alvo os profissionais da segurança, salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários, pessoas com doenças crônicas, pessoas sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e caminhoneiros. A ação ocorre até o dia 8 de maio, nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos.
A exemplo da primeira fase, durante os próximos 23 dias da segunda, devem ser vacinados no mínimo 90% de todas as pessoas que integram os 10 grupos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, é necessário portar o Cartão de Vacinação e apresentar o comprovante de que se enquadra no público-alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de não apresentar febre e antecedentes de alergia grave aos componentes do ovo.
“A Campanha de Vacinação contra Influenza ocorre anualmente e, é a principal medida, utilizada pelo Ministério da Saúde, para prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e promove a imunidade durante o período de circulação sazonal da gripe, reduzindo o agravamento da doença”, ressaltou a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro.
A terceira e, última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, acontece de 9 a 23 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias. A ação prossegue vacinando também os adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental e professores das escolas públicas e privadas.
O que é Influenza – A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, causada pelos vírus A, B, C e D. É de transmissibilidade elevada, com tendências a se disseminar facilmente, podendo levar a óbito. São sintomas da doença, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.