Alagoas tem casos selecionados para etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora Educação
Instituições de ensino de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema irão representar o estado na cerimônia nacional
Por: João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria
Contribuindo com a disseminação da cultura empreendedora em todo o estado, o Sebrae em Alagoas tem levado esse tema aos alunos e professores alagoanos, fato que transforma positivamente a realidade e a metodologia em várias escolas. A Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, de Arapiraca, a Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios e o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema, são exemplos em Alagoas e que foram reconhecidas como caso de sucesso de empreendedorismo no ambiente escolar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.
Essas três experiências do interior do estado estão classificadas na etapa regional do Prêmio e irão representar Alagoas na cerimônia, em Florianópolis/SC, no dia 08 de outubro. A cerimônia será ocorrerá durante o Seminário Conhecer que também irá reconhecer os finalistas regionais e os vencedores nacionais.
Com o case “Saúde que vem da terra”, a Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva ficou entre as selecionadas na categoria Ensino Fundamental. Com “Cuidando da saúde dos cabelos com Opuntia cochenillifera (palma) e Ziziphus joazeiro (juá)”, a Escola Estadual Graciliano Ramos foi escolhida na categoria Ensino Médio. Com o projeto “Tecnologias inclusivas e sustentáveis para a reinserção da cultura e beneficiamento do algodão no Sertão de Alagoas”, já o IFAL Campus Santana do Ipanema foi selecionado na categoria Ensino Profissional.
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora teve 60 selecionados regionais em todo o Brasil. Na etapa nacional, serão reconhecidos até 12 vencedores com os troféus ouro, prata e bronze. Além do troféu, os vencedores ouro receberão como premiação a oportunidade de apresentar seu caso em evento de visibilidade, bem como a participação em Missão Técnica Nacional a serem definidos.
Isabel Barcellos, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas, destacou que, em comum, as três escolas têm professores com atitudes empreendedoras e relatos que retrataram bem a superação deles junto aos seus alunos, com projetos que podem fazer a diferença em suas vidas. A analista também ressaltou a importância desses três cases que são do interior do estado e o seu sentimento ao ver que esses projetos têm contribuído para mudar a realidade de jovens e crianças do Agreste e do Sertão Alagoano.
“Isso demonstra a nossa capacidade de atuação junto às prefeituras e secretarias de educação dos municípios e a certeza que os professores dessas escolas aderiram à cultura empreendedora, superando todas as dificuldades de gestão, material e evasão escolar. O sentimento é de felicidade e gratidão. Felicidade por acreditar que a educação empreendedora pode transformar vidas e a base para o futuro de crianças e jovens. E gratidão aos professores pelo envolvimento e atuação nesse processo”, concluiu Isabel Barcellos.
Sobre o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
O Prêmio, realizado pelo Sebrae, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), visa identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no país, selecionando e reconhecendo profissionais responsáveis, como por exemplo: reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários de educação municipal, estadual ou outros profissionais envolvidos com o ensino formal.
As iniciativas premiadas serão divulgadas como práticas bem-sucedidas para desenvolver, aperfeiçoar ou fomentar o comportamento empreendedor nos alunos das instituições de ensino em que atuam.