Anvisa aprova uso emergencial de anticorpos para tratamento da Covid-19 Municípios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, 20 de abril, o uso emergencial dos anticorpos monoclonais casirivimabe e imdevimabe, administrados em conjunto, no tratamento da Covid-19. O coquetel tem como objetivo a neutralização do vírus e o fornecimento de anticorpos para o paciente.
Os medicamentos serão administrados apenas em ambientes hospitalares e são de uso ambulatorial, sendo indicados para pacientes com sintomas leves e moderados da doença. O uso foi permitido em adultos e crianças acima de 12 anos que tenham infecção por Sars-CoV-2 confirmada por laboratório e alto risco de progredir para as formas mais graves da doença.
A Anvisa ressalta que os medicamentos não previnem a doença e ainda esclarece que não está autorizado o uso de casirivimabe e o imdevimabe em pacientes internados pela Covid-19. Segundo estudo clínico que embasa a decisão, os anticorpos não demonstraram benefício em pacientes internados e podem estar associados a desfechos clínicos piores quando usados.
Por isso, pede aos profissionais de saúde que utilizem os medicamentos conforme indicação do fabricante e quadro clínico do paciente. O documento de análise da solicitação de autorização temporária de uso emergencial do medicamento REGN-COV2 pode ser acessado aqui. Os gestores podem entrar em contato com a área técnica da Saúde da CNM para esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail: saúde@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6000.
Da Agência CNM de Notícias