Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA) está disponível para acesso Educação
Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA) está disponível para acesso
Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA), disponível na internet, é destinado a Estados e Municípios, professores, alunos, pais, responsáveis e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lançado na última quinta-feira, 15 de agosto, o documento de 54 páginas é um guia explicativo com detalhes sobre cenário atual, marcos históricos e normativos no Brasil.
A publicação apresenta importantes relatórios científicos internacionais e aborda conceitos sobre alfabetização, literacia e numeracia. O caderno explica esses conceitos, como a literacia, que é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva. Também aborda os princípios, objetivos, e diretrizes da Política Nacional de Alfabetização.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o trabalho é inspirado em iniciativas de países que aumentaram seus indicadores educacionais, como Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França e Portugal. “A situação está muito distante daquela estabelecida pela meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), a saber, alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”, afirma a contextualização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (ANA/Inep), mencionada nas primeiras páginas do caderno, aponta 54,73% dos alunos em níveis insuficientes de leitura; 33,95% em níveis insuficientes de escrita e 54,46% em níveis insuficientes de matemática. Em síntese, a estratégia é seguir evidências científicas e priorizar a educação básica e melhorar esses indicadores.
Ao acessar o formato digital do caderno, o leitor ficará por dentro do papel da família para o sucesso das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita. Como desde antes da alfabetização a criança deve aprender certas habilidades de maneira lúdica e adequada à idade dela. A adesão às diretrizes da PNA é voluntária. O caderno trata ainda do aprendizado de jovens e adultos.