CNM apresenta ferramentas de comunicação durante Novos Gestores Municípios
Como utilizar as estratégias de comunicação para uma gestão eficiente foi um dos assuntos do primeiro dia dos Seminários Novos Gestores. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu técnicos da área que compartilharam dicas de como planejar a comunicação municipal. “Com um bom planejamento, a concentração de esforços, recursos humanos e financeiros a comunicação será realizada de forma mais eficiente e trará melhores resultados”, destacou a supervisora da área de Comunicação da CNM, Viviane Cruz.
Estabelecer objetivos e definir metas é o começo para um bom planejamento em comunicação. “A primeira coisa que a comunicação exige é um bom planejamento. Alinhado a isso é necessário o gestor entender quais são os objetivos e metas. É importante lembrar que o planejamento é contínuo e dependente de vários fatores”, ressaltou Viviane.
Na oportunidade, a supervisora de comunicação explicou a importância de conhecer como se comunicar com o seu público. “Quem sabe a melhor ferramenta para se comunicar com o seu Município é o gestor, pois é ele quem está na ponta. Cada realidade é diferente da outra, então não existe uma receita padrão. Mas só é possível colocar em prática essa comunicação com o público depois de ter realizado o diagnóstico e de estabelecer um plano de comunicação”, explicou, complementando que no site da CNM tem uma cartilha de plano de comunicação que pode servir de modelo para os gestores.
Além disso, foram apresentadas as principais ferramentas disponíveis para as prefeituras fortalecerem o relacionamento com o público interno, a população e a imprensa local. O coordenador das redes sociais da CNM, Marco Melo, abordou sobre o tema. Segundo ele, é fundamental que seja conhecida a realidade local para uma boa aplicabilidade. “São inúmeras ferramentas, entre redes sociais, site, rádio, ouvidoria, blogs, e-mails. Mas para o gestor definir qual a melhor, é necessário considerar a realidade local”, disse.
Outra importante dica compartilhada foi sobre o fortalecimento da comunicação interna. “Nenhuma ação deve ser realizada sem que primeiro passe pela comunicação interna. É necessário trabalhar seu time para que toda a ação saia alinhada com o projeto. Para isso, o gestor pode criar comunicados, utilizar o mural interno, a intranet, e tantas outras ferramentas viáveis”, ressaltou Marco.
Os técnicos reforçaram a importância dos gestores investirem em planejamento estratégico na comunicação, pois, além de ampliar as possibilidades de uma melhor gestão local, auxilia também como mecanismo de transparência institucional, fortalecendo a imagem e agregando valor às atuações políticas.
Os Seminários Novos Gestores acontecem em formato virtual. Para participar e conferir a programação, o interessado deve acessar o site oficial do evento.
Por Priscila Honda