CNM finaliza recebimento de candidaturas para a primeira fase do Projeto InovaJuntos Municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) finalizou as inscrições para o processo que vai selecionar os quatro Municípios para a primeira fase do Projeto InovaJuntos. O prazo terminou no dia 31 de janeiro, quando foram recebidas 51 candidaturas das cinco regiões do País. Os selecionados vão atuar com 12 Municípios/entidades portuguesas.
No formulário de inscrição, cada candidato pôde escolher em qual cluster temático gostaria de atuar dentro do Projeto. Dentre as candidaturas, 25 Municípios e/ou consórcios selecionaram o cluster 1 – Desenvolvimento Econômico e Inovação -; nove selecionaram o cluster 2 – Desenvolvimento Territorial e Consórcios -; sete escolheram o cluster 3 – Cidades Verdes e Mudanças Climáticas – e nove o cluster 4 – Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.
Nos próximos dias, a equipe dará continuidade ao processo seletivo e selecionará os Municípios para participarem da fase de entrevistas. Os quatro Municípios e/ou consórcios selecionados serão divulgados no dia 17 de março nos meios de comunicação da CNM e no site oficial do Projeto. Os selecionados irão atuar durante três anos no Projeto e serão beneficiados com uma série de atividades.
Segunda fase
Para os que não conseguiram participar da primeira fase, o Projeto lançará mais um edital para selecionar outros 16 Municípios/consórcios públicos brasileiros e oito latino-americanos. A previsão é de que o edital seja lançado em julho deste ano. Para participar, os interessados devem ficar atentos às redes de comunicação da entidade.
Sobre o Projeto
A CNM, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia, implementa o Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. O projeto visa fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).