Cosems-AL homenageia personalidades alagoanas com Medalha Josinete Marques Municípios
Os secretários municipais de Saúde participaram nessa segunda-feira (4) da última assembleia do ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) para a prestação de contas financeira e técnica anual da entidade. Na ocasião foram homenageados com a segunda edição da medalha Enfermeira Josinete Marques os médicos e militantes do Sistema Único de Saúde (SUS) Sylvana Medeiros, Ubiratan Pedrosa e José Medeiros. Os três foram eleitos pelos secretários municiais de Saúde e foram unânimes em registrar que se dedicaram à saúde pública em detrimento da convencional carreira médica porque a opção teria se tornado uma missão de vida.
O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, relembrou emocionado as visitas que vez com a Nete nos municípios alagoanos no período da pandemia da Covid-19, ressaltando que a comitiva do Cosems somente teve acesso às aldeias Kalankó em Água Branca e Xucuru Kariri em Palmeira dos Índios pelo respeito que os índios tinham pela Nete, que dedicou dez anos às causas indígenas. “Nete para mim é a maior referência do SUS de Alagoas e deixou legado inestimável para a saúde pública. Por esta razão resolvemos criar a medalha para que seu nome não seja esquecido”, reforçou.
Vale ressaltar que os agraciados com a medalha ano 2 ocuparam inúmeros cargos relevantes à frente da saúde pública e trabalharam com sanitaristas de renome em sua trajetória em defesa do SUS. Sylvana Medeiros, por exemplo, presidiu o Cosems-AL de abril de 1996 a dezembro de 1997, foi secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), secretária de Saúde de Porto Calvo e secretária executiva do Cosems-AL. Atualmente é assessora técnica da Regulação na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
Ubiratan também foi presidente do Cosems-AL de 2015-2017, superintendente do antigo Inamps, titular da pasta da Sesau, secretário municipal de saúde de mais de um local, presidiu o Cosems-AL de 2015 a 2017, fez parte do Ministério de Saúde e encerrou sua carreira em 2017 após 39 anos de dedicação ao SUS para aproveitar a sua aposentadoria uma vez que, segundo ele, sentiu que já tinha dado sua parcela de contribuição ao sistema. Ubiratan, assim como os outros dois homenageados, historiaram a luta pela construção do SUS nos anos 70 e 80.
José Medeiros exerceu entre os cargos o de secretário de Saúde de Murici, chefe de Planejamento da Sesau, secretário de Administração do antigo Inamps, tesoureiro do Cosems-AL e, hoje, atua como superintendente de Planejamento, Gestão e Patrimônio Social da Sesau. Os três teceram comentários emocionados sobre a convivência com a Nete e a trajetória profissional dela que, na opinião deles, deve servir de exemplo de dedicação, generosidade e simplicidade.
De acordo com a vice-presidente do Cosems-AL, Paula Gomes, trabalhar pela Gestão do SUS é uma missão de vida e que, na opinião dela, os homenageados representam o alicerce do SUS no Estado. “Os depoimentos deles foram tipo um documentário do SUS alagoano e espero que sirvam de modelo, sobretudo quando trilharmos caminhos difíceis na condução do trabalho nos municípios porque sabemos que também temos condições de vencer eventuais obstáculos”, disse Paula.
Ela acrescentou que o Prêmio Josinete Marques traz um retrato do que os municípios enfrentaram na pandemia. “Os homenageados simbolizam a luta dos 102 municípios alagoanos e a prova de que somos guerreiros e os porta-vozes do SUS para a população”. Durante a assembleia, o coordenador de apoio técnico do Cosems-AL Joelson Lisboa expôs a prestação de contas técnica da entidade, pontuando e quantificando as principais ações e participações da Diretoria e equipe técnica do Conselho; secretários e técnicos municipais de Saúde nos fóruns de discussões de Alagoas e do país. O coordenador administrativo e financeiro Jackson Barros fez a prestação financeira da entidade.