Cosems defende junção de esforços para fazer um SUS melhor em Alagoas Cidades e Gestores - Congresso e Expo
A presidente do Cosems Izabelle Pereira disse ontem (13) que vê com preocupação a possível desvinculação orçamentária da Educação e Saúde, uma vez que na opinião dela os dois segmentos precisam executar as políticas de forma integrada e não disputar os recursos entre si.
A colocação foi feita durante as apresentações no Congresso das Cidades e Gestores que acontece até este domingo (15) no Centro de Convenções, em Jaraguá Maceió.
O evento é promovido pela AMA e Confederação Nacional dos Municípios e conta com mais 12 eixos temáticos, além do da Saúde, e reúne mais de 2,5 mil inscritos.
Na ocasião, Izabelle mediou a mesa que discutiu o Fortalecimento da Atenção Básica e ampliação da Rede Pública Hospitalar. O conteúdo foi apresentado pelo secretário do Estado da Saúde Alexandre Ayres ; pelo assessor técnico do Cosems Diogo Demarchi e pela representante da CNM, Carla Albert.
Izabelle expôs as preocupações dos gestores municipais alagoanos no tocante a qualquer fala de cortes de contrapartida do Estado, visto que o co financiamento para algumas áreas já é tão inexpressivo.
A titular do Cosems e secretária de Saúde de Teotonivo Vilela admitiu que o Sistema Único de Saúde precisa ser eficiente e que não basta apenas brigar por mais financiamento para o setor, mas que haja organização e investimento em tecnologia, a exemplo do Programa Conecte SUS do governo federal.
ASCOM COSEMS