Dengue: Brasil já registra mais de 3 milhões de casos; CNM orienta gestores Municípios
Nos quatro primeiros meses do ano de 2024, o Brasil já registrou 3.062.181 de casos prováveis de dengue. O número corresponde a quase o dobro do número de casos registrados em todo o ano de 2023, quando houve 1,6 milhão de casos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país, e mais 1857 óbitos seguem sob investigação.
Os dados divulgados trazem ainda um panorama da situação nos Estados. Segundo a divulgação, nove Estados estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.
Já Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam tendência de estabilidade no número de casos. Entre os que apresentam tendência de aumento dos casos de dengue estão Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores para que intensifiquem as ações de vigilância ambiental para reduzir a infestação do vetor (Aedes aegypti), bem como que mantenham as ações de vigilância epidemiológica, com o registro de todos os casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o manejo clínico precoce dos casos suspeitos, também sinaliza aos gestores federais a necessidade de recursos humanos e financeiros extras para lidar com esse desafio adicional dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Da Agência CNM de Notícias com informações da Agência Brasil