Equatorial oferece curso para formação de eletricistas Municípios
Escola de Eletricistas: aulas práticas contribuem para a formação profissional e preparam alunos para os desafios do mercado de trabalho
Curso, que é ofertado e idealizado pela Equatorial Alagoas, já certificou, desde 2022, cerca de 150 alagoanos como eletricistas de rede de distribuição de energia elétrica
Neste dia 17 de outubro é comemorado o Dia do Eletricista e o setor de distribuição de energia elétrica segue repleto de oportunidades. Com o objetivo de contribuir para a formação profissional de alagoanos e a sua entrada no mercado de trabalho, a Equatorial Alagoas promove a Escola de Eletricistas, que é um programa de qualificação gratuito executado em parceria com o Senai para formar eletricistas em rede de distribuição de energia elétrica.
No ano de 2024, a iniciativa, que integra a plataforma E+ Profissional da Distribuidora, chancelada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai certificar 75 novos alunos nas cidades de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.
Além da teoria, um dos principais diferenciais do projeto é a realização de atividades práticas durante o curso, que tem duração aproximada de três meses e meio, e carga horária de 40 horas semanais. Com instrutores qualificados, cada atividade transforma o conhecimento em habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, como segurança, adaptabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e, sobretudo, responsabilidade.
“A importância de aliar a teoria à prática é enorme, afinal, o aluno precisa entender o que ele está fazendo e o porquê que ele está fazendo seguindo as principais normas regulamentadoras que norteiam o trabalho do eletricista no país. Um conceito importante que sempre trabalhamos durante as aulas é o das ‘regras de ouro’, fundamentos básicos para a intervenção nas redes de distribuição e, se seguidos à risca, salvam vidas. Independentemente do cargo, empresa ou função, devemos ter sempre essas diretrizes comportamentais em mente e zelar a todo instante, pois elas são invioláveis e inegociáveis”, comenta o instrutor da turma de Maceió, Ademildo Oliveira.
Instalação e retirada de medidores, montagem, manutenção e operação em redes de distribuição, corte e desligamento de ramais são algumas das atividades práticas que os alunos aprendem durante as aulas realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas e idealizadas para o curso profissionalizante.
“Cada dia é um desafio diferente”
Com um sorriso largo no rosto e a esperança de ter a sua vida transformada por meio da Escola de Eletricistas, a aluna Iara Vilela é uma das participantes mais animadas. “Costumo dizer que cada dia é um desafio diferente. Estou saindo completamente da minha zona de conforto, colocando a mão na massa e experimentando novas experiências que, com certeza, serão muito importantes após a conclusão do curso. Quero usar tudo o que estou aprendendo aqui para me desenvolver profissionalmente”, diz.
O seu colega de turma, Davi Silva, completa ao reforçar a importância da gratuidade do curso profissionalizante. “Essa é uma oportunidade incrível para pessoas que, assim como eu, gostariam de estudar, mas infelizmente não teriam condições financeiras para custear uma capacitação como essa. Sou muito grato à Equatorial por essa possibilidade”.
“O programa tem um impacto enorme na vida das pessoas e também nas operações do setor de distribuição de energia elétrica em Alagoas, pois promove transformação social, educação de qualidade e qualificação profissional para que todos tenham a chance de desenvolver o seu potencial”, concluiu a gerente de Gente e Gestão da Equatorial Alagoas, Daniela Motta.
ODS – O Programa Escola de Eletricistas está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas