Fundeb: publicada portaria que regulamenta Rede de Conhecimento Educação
O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria 565/2021 para instituir e regulamentar a atuação da Rede de Conhecimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esse ato está previsto na Lei 14.113/2020 e no Decreto 10.656/2021, que regulamentam o novo Fundeb.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a Rede de Conhecimento tem por objetivo discutir os desafios enfrentados e as possibilidades de ação sobre os gastos públicos do Fundeb. Também pretende alcançar mais eficiência e formular propostas de padrões, políticas, guias e manuais, além de identificar novas tecnologias para o fornecimento de informações, controle e a participação social por meios digitais.
A Portaria 565/2021 passa ter vigência no início de novembro e institui a Rede de Conhecimento nas esferas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a fim de gerar competências para compartilhar, disseminar conhecimento e experiências sobre políticas de financiamento da educação básica pública.
No entanto, a CNM considera importante que os gestores acompanhem as tratativas relativas ao Fundeb. A entidade tem participado ativamente de diversos debates sobre o financiamento da educação no Brasil e defendido a ampla discussão da Lei 14.113/2020. A Confederação entende que a legislação foi aprovada às pressas como forma de garantir a manutenção do Fundo e, por isso, muitos pontos ainda precisam ser ajustados para melhor utilização dos recursos.