Gestores municipais reiteram compromissos com a tecnologia durante Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico Municípios
Evento ocorreu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá nesta segunda-feira (18)
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) recebeu, nesta segunda-feira (18), representantes municipais para o Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico (FSED). O encontro teve como foco reiterar o reposicionamento da CT&I como vetor do desenvolvimento econômico e social da região ao celebrar, também, a Nova Lei Estadual do setor.
O Fórum, durante 2ª Assembleia Ordinária em 2023, objetivou o compartilhamento de boas práticas e soluções para demandas, necessidades, problemas comuns e específicos das cidades, de acordo com questões externas, mas transversais.
Segundo o secretário da Secti, Silvio Bulhões, é essencial aproximar as pautas municipais e tentar integrá-las à ciência, tecnologia e inovação em vistas da capilaridade e investimentos crescentes que vem recebendo, como o Programa Mais Ciência, Mais Futuro.
“Ninguém faz ciência por fazer ciência, ninguém pesquisa para descobrir alguma coisa que não vá causar algum impacto positivo na economia, na melhoria da qualidade de vida. Essa é a mentalidade que a gente tem tentado impelir nos nossos programas e projetos: desde a qualificação técnica aos programas de apoio ao empreendedorismo. Que precisam caminhar sempre no sentido de desenvolvimento econômico, para se atingir também o desenvolvimento social e a tão sonhada melhoria na qualidade de vida da nossa população”, disse Silvio.
Pedro Ivo, superintendente de Tecnologia e Inovação da Secti, ao apresentar os Programas e dados das ações empreendidas pela secretaria em pouco mais de dois anos, reforça o empenho em conseguir colocar a CT&I como uma das principais forças do progresso macroeconômico de Alagoas.
“A tecnologia, hoje, claramente é um dos maiores setores de transformação econômica e social. Por exemplo, o CIPT – Centro de inovação do polo Tecnológico -, é o maior símbolo desse desenvolvimento no Estado, em que se aplicam tanto empresas, quanto laboratórios universitários, parceiros e os fomentos governamentais. Foi, essencialmente, construído para impulsionar e trazer um ambiente para que todos possam dialogar, conversar com sintonia. Diferenciando-se de grandes polos tecnológicos do país pelo fato de termos espaços abertos para o público 24 horas e 7 dias na semana”, apontou Pedro.
Durante a reunião, o destaque foi para o programa Oxetech que já conta com oito laboratórios instalados no Estado. Álvaro Leiva dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedecti) de São Miguel dos Campos, onde foi instalado o primeiro Lab do Oxetech, em março de 2022, relembrou das “trilhas” que levaram sua cidade a ser a pioneira em acolher um programa de tanto sucesso.
“A gente já tem cases em São Miguel de jovens que estão ainda fazendo ensino médio e já estão prestando serviço para alguma empresa, que começaram e engrandeceram suas jornadas com esses cursos. A própria plataforma [Oxetech] é muito boa e o próprio feedback dos alunos também. Eles comentam muito que não é um simples curso em que se passam setas e digitam números na tela por meses, mas sim algo de alta qualidade, que contribui diretamente para o desenvolvimento técnico e profissional”, comentou Álvaro.
Dados os ótimos resultados das colaborações entre o Governo de Alagoas e as Prefeituras que já contam com labs instalados na primeira fase, os espaços devem ser expandidos para outros lugares ao longo dos próximos meses.
O encontro contou com a presença de secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Trabalho, Cultura e Turismo de Jequiá da Praia, Penedo, São Miguel dos Campos, Atalaia, Maragogi, Poço das Trincheiras e outras cidades.